A História do Marketing e a Sua Importância na Pandemia de 2020

  • João Paulo Gonçalves Peloso Faccrei
  • Aurenilson Cipriano
Palavras-chave: História do Marketing. Marketing Digital. Marketing na Pandemia

Resumo

O marketing sempre foi usado para manter o mercado em atividade e como a sociedade e o mundo sempre estão em evoluindo o mesmo aconteceu no mundo do marketing, pois ele evoluiu junto com a sociedade, e conforme a leitura do presente artigo a importância do marketing digital nos tempos de pandemia é notória e indispensável. Os objetivos principais da pesquisa foram atendidos, da forma com que a percepção das empresas é que o marketing através dos meios digitais é um grande aliado para que elas possam se manter no mercado que elas estão inseridas.

Referências

Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/historia-do-marketing/ Acesso em 31 de Maio de 2020.

A era 1.0 de marketing. Disponível em: https://www.marketingparaindustria.com.br/marketing/marketing-do-velho-mundo-por-que-voce-deve-deixa-lo-paratras/#:~:text=O%20marketing%201.0%20%C3%A9%20a,se%20voc%C3%AA%20deve%20investir%20nele Acesso em 03 de Junho de 2020

O que foram as eras 1.0, 2.0 e 3.0 do Marketing. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/evolucao-do-marketing-10-20-30 Acesso em 04 de Junho de 2020.

História do História e evolução do marketing Fordismo. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/fordismo Acesso em 04 de Junho de 2020.

A importância do marketing digital na pandemia de 2020. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/mercados-em-alta-em-meio-a-crise-do-coronavirus,3d739fa236e02710VgnVCM1000004c00210aRCRD Acesso em 10 de Junho de 2020.

Quais os efeitos causados pela pandemia no mundo do marketing para pequenas e grandes empresas. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-impacto-da-pandemia-de-coronavirus-nos-pequenos-negocios,192da538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD Acesso em 26/06/2020.

LUZZI, L.C. A. Administração de Marketing, 2ª edição. Grupo GEN, 2019. 9788597020151. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020151/ Acesso em: 24/09/2021

AJZENTAL, Alberto. História do pensamento em Marketing - HPM . Editora Saraiva, 2007. 9788502102422. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502102422/. Acesso em: 03/10/2021.

KOTLER, Philip Marketing 4.0 / Philip Kotler, Hermawan

KARTAJAYA, Iwan SETIAWAN, tradução de Ivo Korytowski. Rio de

Janeiro: Sextante, 2017. Recurso digital. Acesso em: 10/10/2021

GABRIEL, Martha Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias. Grupo GEN, 2020. 9788597025859. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597025859/ Acesso em: 12/10/2021

ASSUNÇÃO, Wagner. da. S .; FAGUNDES, Pâmela. F. RÉVILLION, Anya.Sartori. P. Comércio Eletrônico. Grupo A, 2018. 9788595028869. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028869/ Acesso em: 12/10/2021.

PEREIRA, J. A. Bernardo, A. Empreendedorismo Digital: estudo do Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE-PR em Maringá. Desenvolvimento em Questão. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/311547706 Acesso em 18/10/2021

PEREIRA, José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. - [3. Rempr.]. – São Paulo: Atlas, 2019.

Publicado
2023-08-16