O RELACIONAMENTO COM OS STAKEHOLDERS E O IMPACTO QUE CAUSA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • Bruno Fernandes Dos Santos Faculdade Educacional de Cornélio Procópio
  • Aurenilson Cipriano Faculdade Educacional de Cornélio Procópio
  • Ellen Corrêa Wandembruck Lago UTFPR
Palavras-chave: Stakeholders, Planejamento Estratégico, Relacionamento, Ferramentas de Gestão

Resumo

Este artigo apresenta um estudo acerca dos atores interessados nas ações empresariais, também chamados de stakeholders, trazendo definições e demonstrando como podem ser divididos, como se relacionam com a empresa e tornam-se um fator importante a ser analisado na elaboração do planejamento organizacional. O objetivo da pesquisa consiste em demonstrar a importância que os stakeholders representam para as organizações e verificar se o grau de relacionamento com esses atores pode mudar o planejamento estratégico da empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio de consultas em livros e artigos inerentes aos temas estudados. O percurso metodológico foi delineado pela abordagem qualitativa de pesquisa, sendo realizada uma entrevista estruturada junto ao gestor de uma empresa de prestação de serviços contábeis localizada no norte do Paraná, a fim de sanar o problema de pesquisa proposto. As entrevistas foram analisadas por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos permitiram concluir que o gestor da empresa analisada possui conhecimento de que é importante considerar o público interessado em suas ações, e como os stakeholders podem influenciar o planejamento estratégico e o processo decisório da organização.

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Publicado
2020-11-03

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