EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NAS ESCOLAS DO PROGRAMA ASAS DA FLORESTANIA:
NARRATIVAS DOCENTES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o diálogo construído com fontes orais de dois professores de Língua Portuguesa que atuaram no Programa Asas da Florestania, no contexto da Amazônia acreana. A pesquisa, recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (2022), adota uma perspectiva discursiva para compreender as aproximações e distanciamentos entre as formações (inicial e continuada) e as práticas pedagógicas desses docentes nos contextos de campo e floresta. O referencial teórico-metodológico ancora-se na abordagem narrativa da experiência do vivido, com base em Clandinin e Connelly (2011), privilegiando os sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas trajetórias profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas, conduzidas via Google Meet, com dois professores selecionados conforme critérios previamente definidos. Os nomes foram substituídos por pseudônimos, conforme o termo de consentimento. Apesar da limitação no número de participantes, as narrativas permitiram visibilizar experiências formativas e desafios enfrentados pelos docentes no exercício da docência em territórios amazônicos. Os resultados revelam tensões entre teoria e prática, bem como a ressignificação do ensino de Língua Portuguesa em contextos educativos marcados por especificidades socioculturais e geográficas.
PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; narrativa; educação amazônica; ensino de língua portuguesa.
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