GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FINALIDADE DE CARTAS DE LEITOR

Palavras-chave: Gêneros Textuais, Ensino, Carta de leitor

Resumo

Diferentes diretrizes educacionais no Brasil recomendam que o ensino de língua portuguesa seja conduzido com base nos gêneros textuais. A partir dessa orientação, o presente artigo procura contribuir para o ensino de português analisando o funcionamento de um gênero em particular, a carta de leitor, amplamente reconhecida como um dos gêneros apropriados para trabalho em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo do artigo é descrever o percurso histórico da finalidade comunicativa do gênero em questão. Examinam-se cartas publicadas nos principais jornais paulistas, pelo método da análise tópica de textos, tomado aqui como ferramenta para se detectar, em última instância, a finalidade dos textos analisados. Os resultados revelam que a finalidade da carta de leitor sempre foi marcada pelo propósito de argumentar, porém, essa finalidade passa por alterações, manifestando-se principalmente de duas formas: num primeiro momento, o gênero tem a finalidade de argumentar sobre um assunto como forma de sustentar uma solicitação a respeito; com o tempo, o gênero prioriza a finalidade de argumentar como forma de expressão pública de opinião. O artigo sugere que resultados como esses representam contribuição significativa para o conhecimento dos gêneros e, assim, para o ensino de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Alessandra Regina Guerra, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português/Italiano) e mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto. Sua formação e atuação em Linguística focalizam o campo da análise funcional de língua falada e escrita, abrangendo o estudo de fenômenos gramaticais e textuais, tanto em perspectiva sincrônica, quanto diacrônica. Sua dissertação de mestrado situa-se na interface entre Gramática Funcional e Linguística Textual, tratando do funcionamento de marcadores discursivos e do processo de organização tópica. Sua tese de doutorado promove uma articulação entre a Gramática Discursivo-Funcional e a Linguística Histórica, ao descrever diacronicamente a propriedade da transparência linguística no português, analisando sua manifestação no processo de expressão do sujeito gramatical. Atualmente, integra o “Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara” (SoLAr), sediado na UNESP, campus de Araraquara, e, junto a esse grupo de pesquisa, faz parte da equipe de desenvolvimento do projeto “Língua EmCena: para uma Sociolinguística Histórica em peças teatrais brasileiras” (CNPq – Processo 405181/2021-3). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: organização tópica, marcadores discursivos, descrição funcional do português, sujeito gramatical, variação e mudança linguística, sociolinguística histórica.

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Publicado
2025-09-03