O TRABALHO DIDÁTICO COM TEXTOS QUE VEICULAM A DESINFORMAÇÃO COMO FORMA DE OPORTUNIZAR LETRAMENTOS CRÍTICOS

Palavras-chave: Ensino, Leitura, Criticidade

Resumo

Objetiva-se investigar como pode ser feito, em sala de aula, o trabalho didático com textos que veiculam desinformação como forma de oportunizar letramentos críticos. De forma específica, descreve-se como uma atividade de leitura de textos que veiculam desinformação pode ser embasada em conhecimentos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada (LA). Ademais, apresenta-se alternativas de promoção de letramentos críticos por meio da (re)construção dos sentidos de textos para que os estudantes consigam identificar processos de desinformação (Wardle e Darakhshan, 2017; Targino e Cavalcante, 2020; Charaudeau, 2022; Hissa, 2021; Hissa, 2023; Bertoletti; Zilio-Passerini, 2023). Para isso, discute-se acerca do objeto teórico-metodológico da LA como uma ciência essencialmente crítica a partir de Scheifer (2013), Tílio, (2019), Silva (2021), Pereira (2021) e Sousa (2021). Além disso, promove-se uma reflexão em torno do conceito de letramentos críticos com base em Freire (1974), Soares (2004), Cassany e Casstellà (2010), entre outros. Em seguida, selecionamos duas postagens publicadas em páginas jornalísticas do Instagram. A princípio, foi realizada uma análise linguística e discursiva dos textos para propor como pode se dar o tratamento didático do texto, apontando suas implicações para o exercício da cidadania. Conclui-se que um trabalho pedagógico embasado na LA e comprometido em promover letramentos precisa ter um viés crítico, uma vez que promove reflexões e conhecimentos que impactam a formação dos estudantes como cidadãos atuantes na sociedade em que vivem.

Biografia do Autor

Camila Maria dos Santos Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras/ Português/ Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista no Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará, atua como Professora efetiva da Educação Básica na rede pública de educação do Ceará.

Marcos Roberto dos Santos Amaral, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado (2017) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Atualmente é professor da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE, do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa - ESPELP-UECE e do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA - Posla- UECE. É integrante do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará - GEBACE. Concluiu em 2023 estágio de pós-doutorado sob supervisão de Adail Sobral pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande - ILA-FURG. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos críticos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise dialógica do discurso e educação dialógica alteritária. 

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Publicado
2025-08-14