O TRABALHO DIDÁTICO COM TEXTOS QUE VEICULAM A DESINFORMAÇÃO COMO FORMA DE OPORTUNIZAR LETRAMENTOS CRÍTICOS
Resumo
Objetiva-se investigar como pode ser feito, em sala de aula, o trabalho didático com textos que veiculam desinformação como forma de oportunizar letramentos críticos. De forma específica, descreve-se como uma atividade de leitura de textos que veiculam desinformação pode ser embasada em conhecimentos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada (LA). Ademais, apresenta-se alternativas de promoção de letramentos críticos por meio da (re)construção dos sentidos de textos para que os estudantes consigam identificar processos de desinformação (Wardle e Darakhshan, 2017; Targino e Cavalcante, 2020; Charaudeau, 2022; Hissa, 2021; Hissa, 2023; Bertoletti; Zilio-Passerini, 2023). Para isso, discute-se acerca do objeto teórico-metodológico da LA como uma ciência essencialmente crítica a partir de Scheifer (2013), Tílio, (2019), Silva (2021), Pereira (2021) e Sousa (2021). Além disso, promove-se uma reflexão em torno do conceito de letramentos críticos com base em Freire (1974), Soares (2004), Cassany e Casstellà (2010), entre outros. Em seguida, selecionamos duas postagens publicadas em páginas jornalísticas do Instagram. A princípio, foi realizada uma análise linguística e discursiva dos textos para propor como pode se dar o tratamento didático do texto, apontando suas implicações para o exercício da cidadania. Conclui-se que um trabalho pedagógico embasado na LA e comprometido em promover letramentos precisa ter um viés crítico, uma vez que promove reflexões e conhecimentos que impactam a formação dos estudantes como cidadãos atuantes na sociedade em que vivem.
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