QUAIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH ESTÃO SENDO PRODUZIDOS?
UM OLHAR SISTÊMICO PARA AS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
Resumo
RESUMO: O Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o córtex pré-frontal, responsável pelas funções executivas de planejamento, memória de trabalho, atenção e controle inibitório, causando assim prejuízos funcionais, como problemas sociais, familiares e emocionais, baixo desempenho acadêmico, entre outros. No período da alfabetização, alunos com este transtorno podem apresentar dificuldades de aprendizagem por apresentarem um ritmo diferente no processamento ortográfico, podendo assim cometer erros de fala, leitura e escrita. Deste modo, o objetivo geral desse artigo é analisar quais são os materiais pedagógicos que estão sendo produzidos para alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade no processo de alfabetização. O encaminhamento metodológico para essa pesquisa foi o de mapeamento sistemático, abrangendo publicações que compreenderam os anos de 2018 a 2022, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O mapeamento investigou que são inexistentes, na base de dados pesquisada, estudos específicos voltados a materiais para o ensino de alfabetização de estudantes com este tipo de transtorno, porém observou trabalhos que ressaltam as características do transtorno, o direito a inclusão, a legislação e a prática pedagógica inclusiva. Considera-se que o estudo proporcionou entrever as lacunas existentes na literatura atual nessa base pesquisada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de materiais didáticos considerando as particularidades dos alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade durante o processo de alfabetização.
Palavras-chave: Alfabetização; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Materiais pedagógicos; Mapeamento.
Referências
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. (DSM – 5). Trad. Maria Inês Corrêa Nascimento; et al. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. Disponível em: http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf Acesso em: 30 dez. 2022.
ARAÚJO, Marinalva Pereira de; LIMA, José Pessoa de; VANDERLEY, Juliana Soares; SOUZA, Laís Correia Teófilo de; MAMEDES, Rosilene Félix. Criança com TDAH em sala de aula comum: tecendo saberes para um desenvolvimento global. Anais... IV CINTEDI, Campina Grande, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72410 Acesso em: 03 jan. 2024.
BARKLEY, Russel A. TDAH: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Trad. Luís Reyes Gil. 1. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 30 dez. 2023.
CAMARGOS, Walter Jr.; HOUNIE, Ana G. Manual clínico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. – Nova Lima: Editora Info Ltda, 2005.
FLORES, Jeane Coelho; PEDROSO, Luciana; PUNTEL, Robson Luiz; FOLMER, Vanderlei. Contributos sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo ensino-aprendizagem da criança do Ensino Fundamental I nos contextos escolar e familiar. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e21610817170, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.17170. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17170. Acesso em: 19 jun. 2024.
KITCHENHAM, Bárbara. Procedures for performing systematic reviews. Tech. Report, Keele University, 2014.
ROHDE, Luís Augusto; BUITELAAR, Jan k.; GERLACH, Mandred; FARAONE, Stephen V. (Orgs.) Guia para compreensão e manejo do TDAH. Word Federation of ADHD. – Porto Alegre: Artmed, 2019.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. – 4. ed. – São Paulo: Globo, 2014.
STROH, Juliana Bielawski. TDAH – diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Construção psicopedagógica. São Paulo, v. 18, n. 17, p. 83-105, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200007. Acesso em: 30 dez. 2022.
VASCONCELOS, Jaine de Souza Lima; FELIZARDO, João Everaldo Alves. ID Online. Revista de Psicologia. V. 14 n. 53, 2020. Disponível em: Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities | ID on line. Revista de psicologia (emnuvens.com.br) Acesso em: 19 jun. 2024.
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.