IDENTIFICAR E ATENDER AS NECESSIDADES DE ALUNOS COM DISCALCULIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
Resumo
A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado por dificuldades persistentes na compreensão e no uso dos números, bem como em habilidades matemáticas básicas. Alunos com discalculia enfrentam dificuldades significativas em várias áreas da matemática, o que pode afetar negativamente seu desempenho acadêmico e autoestima. A formação continuada dos professores desempenha um papel crucial na identificação precoce e no apoio adequado aos alunos com discalculia. Neste artigo, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre a formação continuada em relação à discalculia, explorando as melhores práticas e estratégias para aprimorar a competência dos professores no atendimento a esses alunos. Optοu-se pοr uma metοdologia de abοrdagem qualitativa e explοratória, mediante uma revisão de literatura sistemática em artigos de revistas e dissertações, identificando diferentes abordagens teóricas, metodológicas e resultados divergentes que auxiliam na compreensão e identificação precoce do transtorno. Verificοu-se que o trabalho do professor é de suma importância para o contexto educacional, sendo que ele é o principal responsável em identificar, elaborar, produzir e organizar métodos e recursos pedagógicos considerando as necessidades específicas do aluno discalcúlico. Ao professor cabe ser um agente transformador, que possibilite oferecer um ensino de qualidade com a articulação dos familiares, em busca de uma aprendizagem satisfatória.
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