ENTRE LIVROS E LEITORES: MEMÓRIAS DE LEITURAS DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A partir da análise das respostas do formulário de inscrição para participação em um projeto de leitura, este artigo objetiva discutir a respeito do papel da leitura na formação dos acadêmicos de Administração, Direito e Educação Física de uma faculdade do norte do Paraná. A presente pesquisa traz, portanto, a relação entre os dados coletados e sua relevância para compreender as características que esses leitores possuem, levando em conta suas experiências e repertório de leitura. Sob uma perspectiva pragmático-teórica, as discussões aqui serão estabelecidas com base nas elucubrações de teóricos e pensadores da leitura, bem como do embasamento sobre o ensino de leitura contido a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Para instrumentalização da pesquisa foi enviado aos 300 estudantes um formulário elaborado no Google Formulários contendo 14 questões semiestruturadas, visando conhecer o perfil desses alunos, suas memórias de leituras escolares e de infância, bem como seus interesses quando à participação em um projeto de leitura na instituição. Os resultados preliminares apontam que, apesar de uma bagagem um tanto limitada de leituras, o grupo amostral apresentou bastante interesse na participação do projeto, dessa maneira, é possível inferir que, apesar de um baixo delineamento escolar de leitores, há interesse latente desses estudantes em fazer leituras de diferentes âmbitos, estabelecer discussões e novos pontos de vista a partir delas.
Referências
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