Literatura infantil, ludicidade e intermidialidade
uma análise da Estante Digital de “Leia para uma criança”
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o e-book “A flor que chegou primeiro”, da Estante Digital do projeto “Leia para uma criança.” A questão principal de investigação foi como a intermidialidade (CLÜVER, 2007) contribui para a ludicidade no processo de leitura, tendo em conta que o público-alvo do projeto (crianças de zero a seis anos) são nativos digitais, sendo a leitura mediada por imigrantes digitais (PRESNKY, 2001). Essa questão se justifica uma vez que as investigações acerca de literatura infantil são pautadas na leitura no ambiente escolar e aqui se propõe em um ambiente não escolar cujos mediadores não são professores. Para tanto, se analisou o e-book, seus recursos intermidiáticos e a live, em especial a leitura de Gaby Amarantos, cantora e compositora, do mesmo livro digital. Espera-se contribuir para um melhor entendimento das experiências literárias infantis e suas mediações.
Referências
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós, v. 1, n. 2, p. 8-23, nov. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15413.
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DOS SANTOS, Daniella Carvalho Pereira; JUNIOR, João Batista Bottentuit; FURTADO, Cássia Cordeiro. BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Teias, v. 18, n. 51, p. 261-275, 2017.
LEIA PARA UMA CRIANÇA. Disponível em: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/
LONGHI, Raquel R. Intermedia, ou para entender as poéticas digitais. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2002.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
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