UM ESTUDO ESTILÍSTICO DO AMOR EM ARROJOS, DE CESÁRIO VERDE

Palavras-chave: Literatura portuguesa. Estilística. Poema. Cesário verde.

Resumo

Esta pesquisa delimitou como objetivo analisar, sob horizonte de estudos estilísticos dialógicos, um poema de Cesário Verde, que faz parte da obra O Livro. Com isso, buscou-se verificar como são construídas representações sígnicas do amor no poema Arrojos. A proposta estilística tem trazido grandes contribuições para o terreno literário, e, por vias da Teoria Dialógica da Linguagem, incidimos sobre a obra de Cesário Verde na formação da poesia modernista de língua portuguesa. Para atender às expectativas de pesquisa, buscamos subsídio teórico-metodológico nos postulados de Bakhtin (2006 [1979]; 2010 [1920-24]), Medviédev (2016 [1928]) e Volóchinov (2017 [1929]), bem como interlocutores em terreno brasileiro. Em busca de cumprir nosso objetivo, primeiramente, foi realizada a leitura dos traços composicionais do poema. Após isso, adentramos no conteúdo, em que incidimos, sob olhares estilísticos, sobre a construção do amor para compreender o contexto de produção do poema. Em seguida, averiguamos, sob lentes estilísticas de vertente dialógica, as especificidades do amor nas referidas obras.

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Weslei Chaleghi de Melo, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Letras: Estudos Literários (UEL), Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), Especialista em Educação Métodos e Técnicas de Ensino - com ênfase em Linguagens. (UTFPR). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017); Letras - Português (UEL). Atualmente é Coordenador Pedagógico vinculado à Secretaria Municipal de educação de Prado Ferreira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura e Cinema.

Luciano Mendes Saraiva, universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pesquisa em Estudos Culturais,dialogando com análise do discurso e análise da narrativa, América Latina, canção como gênero discursivo e ensino de línguas. Mestre em Letras: linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre com trabalho relacionado ao Ensino da Fonética em Manuais Didáticos.

Referências

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Publicado
2023-01-16