OS CAMINHOS E O RIO:

DOS JOGOS DE LINGUAGENS A OUTRAS PERSPECTIVAS

  • Sirley da Silva Rojas Oliveira
Palavras-chave: Linguagem, Poesia, Caligramas

Resumo

Este trabalho visa mostrar o jogo de linguagem criado pelo autor Sérgio Medeiros e as inovações contidas em seus caligramas, presentes no livro Os Caminhos e o Rio. O livro possui duas seções de poemas sendo que na primeira há dez poemas intitulados Caminhos e um intitulado Rio, já a segunda parte do livro é composta por 32 caligramas coloridos, os quais, segundo o autor, foram feitos após uma viagem à França, inspirados nas obras dos franceses Apolinaire e Mallarmé. Utilizando as visões dos vários jogos de linguagens de Wittingenstein, a poesia experimental de Carlos Reis e as mudanças de regra, métrica e ritmo da poesia moderna de Hugo Friedrich pretende-se fazer a leitura do jogo de linguagem criado na obra de Sérgio Medeiros e da poesia visual com ressignificações que o poeta constrói.

Referências

CAMPOS, Haroldo de. Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira, In: CAMPOS. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Editora Perspectiva,1992. p. 231-255.
CAMPOS, Augusto de. Viva Vaia. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
MEDEIROS, Sérgio. Os Caminhos e o Rio. São Paulo: Iluminuras, 2019.
REIS, Carlos. Capítulo V – A poesia lírica. In:_______. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. 2. ed. Coimbra: Almedina,1999.
WITTIGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultura, 1999.
Publicado
2021-12-16