“NÃO SOU FREIRA NEM SOU PUTA”

INTERARTES E O EMPODERAMENTO FEMININO

Palavras-chave: Literatura, Canção. Pagu. Empoderamento feminino.

Resumo

Este manuscrito buscou, por meio da análise discursiva, articular o empoderamento feminino em um contexto historicamente machista e patriarcal. Na escrita contemporânea feminina há diversos limites, alguns são: a identidade feminina, o ensejo e a subjetividade. Dessa forma, torna-se necessário um ensino que circunscreva a diversidade e a pluralidade existentes na sociedade. Partindo desse pressuposto, traçamos como objetivo geral: Realizar um estudo descritivo-analítico de alguns caminhos articulados pelo feminismo e seus reflexos em esfera literária. Decorrem daí, o objetivo específico de analisar uma canção de Lee e Duncan por meio de elementos literários levando em consideração aspectos artísticos, sociais e histórico-culturais. Nesse esteio, dá-se destaque à manifestação de um espaço feminino empoderado construído pelo ponto optíco de uma mulher rebelada, ativa e crítica com os parâmetros de seu cronotopo.  A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Costa (2002), Pontes (2006), Culler (1997) e Melo (2020), dentre outros. Os resultados apontaram para o fato de que, por meio de discursos retratados na canção Pagu, velhos paradigmas sociais foram confrontados e reinterpretados, corroborando a formação de sujeitos críticos e participativos socialmente.

Biografia do Autor

Natália Caroline da Silva Dias, Centro de Ensino Superior Dom Alberto LTDA

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro de Ensino Superior de Maringá
É Pós-graduada no curso de Docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto LTDA.

Weslei Chaleghi de Melo, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Letras: Estudos Literários (UEL), Mestre e, Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), Especialista em Educação Métodos e Técnicas de Ensino - com ênfase em Linguagens. (UTFPR). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). Acadêmico do curso de Letras - Português(UEL). Atualmente é professor da Escola Municipal Monteiro Lobato e pedagogo ( coordenador pedagógico) da Prefeitura de Prado Ferreira - CMEI Ciranda do Saber. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura e Cinema.

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

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Publicado
2021-12-16

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