O LEITOR ADOLESCENTE EM QUERIDA

  • Gisela Johann
Palavras-chave: Querida, Leitor, Lygia Bojunga

Resumo

Há 42 anos a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ seleciona obras que são merecedoras do Selo Altamente Recomendável. A escritora Lygia Bojunga, de forma recorrente, tem recebido a láurea. Sua mais recente obra premiada foi Querida, publicada em 2009 e premiada em 2010.  O presente trabalho busca identificar em que medida a obra Querida (2009) dialoga com o leitor, considerando-o pertencente à faixa etária cuja obra foi premiada, aos adolescentes.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BOJUNGA, Lygia. Querida. Rio de janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2009.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Identidades juvenis e escola In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. — Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual; tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
COSTA, Jurandir Freire. O vestígio e a aura .Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
ECO, Humberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. Ed. rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de Consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n°12, PP. 16-26, jun. 1985.
LEAHY-DIOS, Cyana. A educação literária de jovens leitores: motivos e desmotivos. In: RETTENMAIER, MIGUEL; RÖSING, Tania M. K; (Orgs.). Questões de literatura para jovens. Passo Fundo: Universitária, 2005. p.36-56.
LOTTERMANN, Clarice. Escrever para armazenar o tempo: morte e arte na obra de Lygia Bojunga. Cascavel: Edunioeste, 2010.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Tradução de Bertha Halpern Gurovitz. 3ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
Publicado
2020-02-05