O LETRAMENTO POR MEIO DO CONTO “OLHOS MORTOS DE SONO”, DE ANTON TCHEKHOV

  • Emanoel Cesar Pires de Assis UEMA
  • Leydiane Maria de Sousa
Palavras-chave: Letramento literário. Estratégias. Conto. Aprendizagem. Leitor.

Resumo

A formação do leitor literário e o papel da escola nessa formação são temas debatidos há algum tempo nos meios acadêmicos; afinal, o universo literário e a educação há muito tempo guardam estreitas relações. A literatura enquanto objeto de ensino nas escolas, principalmente a partir do Ensino Médio, passou por alguns questionamentos que punham em dúvida a sua função. No entanto, as pesquisas que se inscrevem no campo teórico do letramento literário vêm resgatando o papel e a finalidade da literatura nas escolas. Nesse espaço social, a literatura deve ser ensinada a partir da prática de sua leitura, o objetivo de seu ensino é a formação do leitor literário, um leitor que reconhece o valor e a importância da literatura enquanto arte que se faz com palavras que dizem, e nos ajudam a entender, o mundo e nós mesmos. Nesse sentido, este trabalho, essencialmente bibliográfico e de análise qualitativa, propõe-se a investigar como promover o letramento literário dos alunos a partir do gênero conto, aplicando para tanto estratégias específicas de abordagem do texto literário. Escolheu-se o conto literário “Olhos mortos de sono”, de Anton Tchekhov, para aplicação de uma sequência básica, proposta por Cosson (2006), destinada às turmas finais do Ensino Fundamental II. Concluiu-se que a etapa da leitura deve focar no desvelamento dos mecanismos de construção do texto literário, pois essa leitura promove a aprendizagem da literatura, ou seja, aprendizagem que é experimentação do mundo por meio da palavra, arranjo poético, estético, em outras palavras, experimentação estética do mundo.

Referências

BARBOSA, B. T. Letramento Literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 145-167 mar. / ago. 2011
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. Coleção explorando o ensino da literatura. Vol. 20 - Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília, 2010. Disponível: .
COSSON, R; SOUZA, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP,Agosto/2011.Disponível:https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf
FORTES, R. I. S.M. O conto no ensino – aprendizagem do português língua estrangeira: alguns contributos. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda). Faculdades de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2011.
GOTLIB, N. B. Teoria do conto. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2538777/mod_folder/content/0/Nadia%20Battela%20Gotlib%20-%20Teoria%20do%20Conto.pdf?forcedownload=1
JACOBIK, F. A. D. Rodas de leitura na escola: construindo leitores críticos. 2011. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2011.
LETRAMENTO LITERÁRIO. In: Glossário Ceale. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario.
SAMUEL, R. Manual de teoria literária. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
SILVA, A. A. M. O letramento literário através da leitura de "o pequeno príncipe". 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2015.
TCHEKHOV, ANTON. Olhos mortos de sono. Disponível em: http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/olhosdesono.html
VALARINI, S. D. Estratégias didático-metodológicas para o 'ensino' da leitura do texto literário. In: Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Porto Alegre - RS: Edipucrs, 2012. p. s/n-s/n. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S9/sharlene alarini.pdf
Publicado
2019-04-08