LETRAMENTOS ESCOLARES

A PRODUÇÃO DE RESENHAS CINEMATOGRÁFICAS A PARTIR DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO

  • Virna Pereira Teixeira Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Letramentos escolares, Ensino Médio, Documentário, Sequência argumentativa

Resumo

A produção argumentativa, especialmente no Ensino Médio, integra, atualmente, práticas de letramento cada vez mais híbridas e multissemióticas. As relações que se estabelecem entre a escrita/oralidade e os gêneros audiovisuais, com efeito, devem ser amplamente investigadas no contexto escolar, de maneira que o protagonismo juvenil e a participação cidadã sejam fortalecidos nesse processo. Sob o enfoque dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014; HEATH, 1982) e suas proposições no contexto escolar brasileiro (SOARES, 2009; KLEIMAN, 2007; ROJO, 2009, BORTONI-RICARDO, 2005; BORTONI-RICARDO, 2008; CARDOSO, 2012), investiga-se, nesse trabalho, como os eventos de letramentos escolares, apoiados em narrativa cinematográfica ( gênero documentário), contribuem para a elaboração e escrita de sequências narrativas e argumentativas (ADAM, 2011), tendo como suporte a redação do gênero resenha cinematográfica. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa-ação, com abordagem etnográfica. Além disso, participaram, dessa investigação, 15 (quinze) sujeitos, estudantes de turmas de 2ª e 3ª séries de uma escola da rede pública estadual, localizada em Teresina – PI. Por meio de uma sequência didática (PESSOA, 2014), tanto os eventos de oralidade (rodas de conversa sobre o documentário exibido) quanto os de escrita (confecção das resenhas cinematográficas) mostraram que a articulação entre temáticas sociais e vivências dos estudantes, correferidas em tais eventos, proporciona a formulação de segmentos argumentativos estruturados por segmentos narrativos, contribuindo, assim, para uma expressão crítica e autoral.

 

Referências

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Publicado
2023-08-20