FALA, ESCRITA E LEITURA: COMO TRABALHÁ-LOS NO CONTEXTO ESCOLAR?

  • Raphaela Monteiro Chittolina UFRGS
Palavras-chave: Fala, Escrita, Leitura

Resumo

Este artigo trata da tríade fala-escrita-leitura pensadas em um contexto escolar, isto é, na educação básica. Para tal abordagem, em um primeiro momento há uma breve reflexão de como se costuma trabalhar a fala, a escrita e a leitura no âmbito escolar. Em seguida, há uma peque0na teorização com base no linguista Émile Benveniste apresentando a sua concepção enunciativa da linguagem. A fim de unir teoria e prática, é, então, apresentada uma análise junto de trechos de uma observação participante feita em uma sala de aula de uma turma do segundo ano do Ensino Médio durante as aulas de Língua Portuguesa. Essa análise é guiada por uma reflexão teórica que constitui o olhar acerca da tríade fala-escrita-leitura. Finalmente, no último momento, são esboçados os resultados das aulas apresentadas. Tais resultados indicam que, embora ainda exista muito convencionalismo no ensino de tal tríade, há boas práticas que precisam ser destacadas academicamente também.

Referências

BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação (1970). In: ___. Problemas de Linguística Geral II. 2.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

______. Últimas aulas no Collège de France (1968 e 1969). 1.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

KNACK, Carolina. Texto e enunciação: as modalidades falada e escrita como instâncias de investigação. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
SIMÕES, Luciene. et al. Leitura e autoria: planejamento em Língua Portuguesa e Literatura. Erechim: Edelbra, 2012. – (Entre Nós – Anos finais do ensino fundamental).
Publicado
2024-03-04