O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

As RESENHAS poderão ter o mínimo de 2 (duas) e o máximo de 3 (três) laudas, contendo a descrição e a avaliação crítica de obras (livros, teses, dissertações e monografias) publicadas recentemente (no prazo de um ano).

 

Os ARTIGOS podem ser publicados em português, inglês ou espanhol. Os trechos citados devem ser traduzidos para a língua em que o trabalho estiver escrito. A extensão do texto deve ficar entre 15 e 25 páginas. Serão admitidos no máximo 4 (quatro) autores por artigo, sendo que cada autor poderá publicar até 2 (dois) trabalhos em cada número da revista.

 

A formatação para os trabalhos deve obedecer às seguintes orientações:

  1. Observar as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa.
  2. PROGRAMA: Microsoft Word for Windows.
  3. FONTE: Arial.
  4. TAMANHO: 12.
  5. MARGENS: Esquerda - 3 cm; Superior - 3 cm; Direita - 2 cm; Inferior - 2 cm.
  6. TÍTULO: centralizado, em caixa alta, negrito, fonte 12 (colocar o título em idioma estrangeiro abaixo do título em português, com o espaçamento de 1 linha na fonte 12).
  7. INDICATIVOS DE SEÇÃO: em negrito, com apenas a primeira letra de cada palavra em caixa alta, precedido pelo indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere.
  8. RESUMO: a palavra RESUMO deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos. Na mesma linha, iniciar o texto do RESUMO (que deve ser formatado com espaçamento simples, fonte 12, alinhamento justificado, e conter de 100 a 250 palavras), abordando o objetivo do trabalho, o referencial teórico, a metodologia, o corpus de investigação e resultados/conclusões.
  9. PALAVRAS-CHAVE: a expressão PALAVRAS-CHAVE deve vir caixa alta, negrito, seguida de dois pontos. Utilizar entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto.
  10. RESUMEN: a palavra RESUMEN deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação do RESUMO);
  11. PALABRAS CLAVE: a expressão PALABRAS CLAVE deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE);
  12. ABSTRACT: a palavra ABSTRACT deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação do RESUMO);
  13. KEYWORDS: a expressão KEYWORDS deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE);
  14. CORPO DO TEXTO: com alinhamento justificado.
  15. PARÁGRAFOS: os adentramentos de parágrafo devem ser de 1,25cm (no Word: formatação de parágrafo> especial> primeira linha);
  16. ESPAÇAMENTO: espaço 1,5 (entrelinhas);
  17. CHAMADAS: autor-data - ABNT;
  18. CITAÇÕES: até 3 linhas, a citação deverá ficar no corpo do texto entre aspas; citação com mais de 3 linhas deve ser retirada do corpo do texto e formatada em bloco: espaçamento simples, separada do corpo do texto por um enter (um antes e um depois da citação), fonte 10, sem itálico e semadentramento de parágrafo, com recuo na margem esquerda de 4cm;
  19. GRÁFICOS, TABELAS E QUADROS, IMAGENS, ILUSTRAÇÕES: devem aparecer no corpo do texto, com legenda contendo numeração e título; legenda centralizada, fonte 10.
  20. PALAVRAS ESTRANGEIRAS: deverão ser grafadas em itálico.
  21. DESTAQUES NO TEXTO: em itálico (não usar negrito ou sublinhado).
  22. NOTAS: as notas deverão ser numeradas a partir do número 1 (um) e inseridas no fim da página em que aparecem no artigo.
  23. REFERÊNCIAS: título Referências (negrito e apenas a primeira letra maiúscula); a formatação da lista deve seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002 e NBR 10520/2002; o destaque dos títulos deve ser em itálico; os nomes dos autores citados nas referências devem ser escritos por extenso, não devendo haver, portanto, abreviações nas iniciais maiúsculas.
  24. NOME DO AUTOR: o nome do autor, na versão final do trabalho que será publicado  deve vir completo, sem abreviação, centralizado, com apenas a primeira letra de cada nome ou sobrenome em caixa alta; deve-se também abrir uma nota de rodapé, indicada por asterisco, e colocar uma minibiografia acadêmica do(s) autor(es), contendo, inclusive, o endereço eletrônico e o ORCID.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.