PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO PRIMÁRIO DE MOJU:

A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DA AMAZÔNIA PARAENSE

  • Zilene dos Reis Maciel UEPA
  • Andréia Xavier Perna UEPA
  • shirley Cristina Amador Barbosa UEPA
Palavras-chave: Educação. Prática docente. Ensino primário.

Resumo

Em quais condições estruturais se fundamentava o trabalho docente a partir da segunda metade do século XX em Moju? E mais, com quais metodologias os professores(as) trabalhavam para desenvolver o processo ensino aprendizagem dos alunos? Estas são as perguntas mote da presente investigação. Sendo assim, a pesquisa objetivou analisar o percurso histórico do Ensino Primário do município de Moju, a partir da segunda metade do século XX, tendo por base a trajetória profissional da docente Esperança Cardoso da Silva. Os aportes metodológicos utilizados foram da abordagem qualitativa atrelada à história de vida. Para tanto, o artigo toma por base autores como: Freire (1997, 2003), Lobo (1994), Romanelli (2007), entre outros. Verificou-se que o profissional da educação, em específico, da região amazônica, na realização de seu trabalho sofria com interferências de cunho políticos e estruturais, no entanto, apesar das intervenções Esperança Cardoso da Silva, se dedicava ao seu trabalho docente contribuindo para a consolidação do ensino no município de Moju.

 

Biografia do Autor

shirley Cristina Amador Barbosa, UEPA

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGED/UEPA,Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Participa do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP-UEPA, atuando no Grupo de Educação Popular com Estudantes Quilombolas ? GEPEQ (sub-grupo do NEP).

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Publicado
2024-03-12