PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E DE EXPRESSIVIDADE APLICADOS NA PUBLICIDADE DE MOTEL

UMA ANÁLISE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA PÁGINA VIRTUAL DO MOTEL MEDIEVAL NO FACEBOOK

  • Washington Luiz Bernardo de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Linguagem, Polissemia, Discurso publicitário, Motel

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os processos de significação e de expressividade, a partir da polissemia e de duas figuras de linguagem que dela são derivadas, a metáfora e a metonímia, aplicados na publicidade de motel. Como corpus de análise, são utilizadas seis publicações, extraídas da página virtual do Motel Medieval no Facebook, feitas por ela nos seis meses últimos de 2022 e que mais ganharam repercussão na rede social. O aporte teórico, em se tratando da discussão sobre os processos linguísticos, refere-se à Linguística Textual, situado em Koch (2008) e Marcuschi (2008), e à Semântica, com base em conceitos trabalhados por Garcia (2010) e Henriques (2018), além de pautar-se pelas postulações de Pinto (1997) acerca do discurso publicitário. O trabalho, cuja metodologia é qualitativa e exploratória, leva a compreender, valendo-se de uma perspectiva que toma os fenômenos da linguagem em uso, que os mecanismos envolvidos nos jogos de palavras e efeitos de sentido explorados pelo discurso publicitário voltado para este segmento de mercado, a motelaria, operam em favor de buscar tanto se desprender de estigmas enraizados social, histórica e culturalmente à temática sexual, assim como, a partir disso, ampliar o público-alvo a ser alcançado pelo conteúdo.

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Publicado
2024-03-08