LÍNGUA ESPANHOLA EM CURSOS DE BACHARELADO:

A MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR

  • Andreia Cristina Roder Carmona Ramires UNESPAR
Palavras-chave: Língua Espanhola. Ensino de Línguas para Fins Específicos. Motivação.

Resumo

: Investigar as expectativas e motivações de universitários de cursos de bacharelado para o aprendizado de línguas estrangeiras é um fator relevante para auxiliar o docente no desenvolvimento de sua metodologia e didática, posto que muitas, e diferentes, podem ser as necessidades dos alunos no âmbito do ensino de línguas para fins específicos. Desse modo, objetivamos investigar, analisar e descrever aspectos que envolvam a motivação, ou motivações, dos alunos para frequentarem um projeto de extensão voltado para o ensino de língua espanhola para fins específicos. Para o levantamento dos dados desta pesquisa, utilizamos as respostas advindas de um questionário aplicado a discentes participantes de um projeto de ensino de língua estrangeira para fins específicos ofertado em uma Universidade do norte do Estado do Paraná, caracterizando nossa pesquisa como um estudo de caso. Fundamentados nos princípios teóricos-metodológicos do Ensino para Fins Específicos (SARMENTO, 2001; AGUIRRE BELTRÁN, 2005; RODRÍGUEZ, 2005; GOMEZ ENTERRÍA, 2009) desenvolvemos reflexões sobre a relevância do ensino de línguas estrangeiras para o profissional (ou futuro profissional) da área de Negócios. Com relação à análise de nossos dados, optamos pela pesquisa interpretativista, embasados em estudos de Schwandt (2006). Por meio da análise das respostas dos participantes da pesquisa, foi possível constatar que o prazer pelo estudo de idiomas é o fator motivacional mais recorrente. Assim, partir dos resultados obtidos, pretendemos contribuir para o avanço de pesquisas na área de línguas para fins específicos com o fito de promover mais debates nesse campo de estudo bastante profícuo no âmbito do ensino de línguas.

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Publicado
2023-08-17