Aprendizagem de Modelos Matemáticos na Construção De Maquetes de Casas
Resumo
Neste artigo temos como objetivo investigar a aprendizagem de conceitos matemáticos na construção de maquetes de casas. Tecemos considerações sobre a questão de pesquisa: Como ocorre a aprendizagem de conceitos matemáticos na construção de maquetes? Por meio da modelagem matemática na Educação Matemática fundamentamos a discussão sobre os modelos matemáticos que emergem na construção de maquetes e o uso da Teoria de Aprendizagem Significativa dá suporte às considerações sobre a aprendizagem, de alunos, em Geometria. Dados foram coletados por meio de uma pesquisa empírica em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas áudio-gravadas, as maquetes construídas e mapas conceituais elaborados pelos alunos após o desenvolvimento das maquetes. Os resultados da pesquisa apontam o uso de maquetes como materiais potencialmente significativos, as evidências de aprendizagem significativa de modelos matemáticos na construção de maquetes e o porquê de trabalhar com a construção de maquetes nas aulas de Geometria.Referências
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