Aprendizagem de Modelos Matemáticos na Construção De Maquetes de Casas

  • André de Lima Taque Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)
  • Bárbara Nivalda Alvim de Sousa Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)
Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Geometria. Maquetes de Casas, Aprendizagem Significativa

Resumo

Neste artigo temos como objetivo investigar a aprendizagem de conceitos matemáticos na construção de maquetes de casas. Tecemos considerações sobre a questão de pesquisa: Como ocorre a aprendizagem de conceitos matemáticos na construção de maquetes? Por meio da modelagem matemática na Educação Matemática fundamentamos a discussão sobre os modelos matemáticos que emergem na construção de maquetes e o uso da Teoria de Aprendizagem Significativa dá suporte às considerações sobre a aprendizagem, de alunos, em Geometria. Dados foram coletados por meio de uma pesquisa empírica em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas áudio-gravadas, as maquetes construídas e mapas conceituais elaborados pelos alunos após o desenvolvimento das maquetes. Os resultados da pesquisa apontam o uso de maquetes como materiais potencialmente significativos, as evidências de aprendizagem significativa de modelos matemáticos na construção de maquetes e o porquê de trabalhar com a construção de maquetes nas aulas de Geometria.

Biografia do Autor

André de Lima Taque, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)

Mestre em Ensino (UENP-CCP)

Licenciado em Matemática (UENP-CCP)

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)

Doutor em Educação (UNESP)

Licenciado em Matemática (FAFICOP)

Docente do Mestrado em Ensino (UENP-CCP)

 

Bárbara Nivalda Alvim de Sousa, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Licenciada em Matemática (UEL)

Docente do Programa de Mestrado em Ensino (UENP-CCP)

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Publicado
2023-08-16