ENSINO DE BOTÂNICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Fabiane Franco Universidade Estadual do Paraná (UENP)
  • Rodrigo de Souza Poletto
Palavras-chave: Botânica na escola. Ensinar Ciências. Pesquisas sobre Botânica.

Resumo

O ensino de Botânica no Ensino Fundamental necessita da preparação e aplicação de diferentes atividades que possam contribuir para a formação dos alunos dos anos iniciais. Pensando nisso, a presente pesquisa objetivou investigar, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, o que já foi desenvolvido nesta área de ensino, partindo da questão: “Como é trabalhado o ensino de Botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental I?”. Para tanto, o levantamento de dados foi realizado por meio dos trabalhos publicados em três fonte de dados: Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em revistas conceituadas em A1, A2 e B1. Essa seleção ocorreu pelos que destacassem Botânica, desenvolvidos no contexto de ensino. Os resultados encontrados foram: na Capes, com 409 trabalhos e apenas 4 voltados para o Ensino Fundamental I; na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foram encontradas 16 dissertações envolvendo o tema Ensino de Botânica e nenhuma abordou o Ensino Fundamental I; e nas revistas encontraram-se 282, e apenas 2 eram direcionados ao Ensino Fundamental I. Assim, analisamos seis trabalhos que abordaram a Botânica no Ensino Fundamental I. Portanto, o levantamento evidencia uma carência nas publicações relacionadas a essa temática e, ao mesmo tempo, apresenta-se propício a pesquisas que visem melhorias no ensino de Botânica nos anos iniciais da Educação Básica.

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Publicado
2023-08-16