GOOGLE CLASSROOM E A FORMAÇÃO PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

  • Thiarles Cristian Aparecido Tonon Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
  • Fátima Aparecida da Silva Dias Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera https://orcid.org/0000-0002-7371-4579
Palavras-chave: Ensino híbrido; Ensino e covid-19; Formação continuada; Plataforma GSuite.

Resumo

No âmbito educacional, existem atualmente diversas opções de software que podem desenvolver atividades para o ensino. A Tecnologia de Informação e Comunicação está impactando na interatividade e nos mecanismos que podem ser usados na educação. O uso do Google Classroom, vem agregando esse novo mundo de aplicativos educacionais. Portanto, a presente pesquisa e recorte de uma dissertação de mestrado, teve por objetivo compreender a percepção do docente em relação ao Google Classroom a partir de um curso de formação. O processo da fundamentação teórica apreciou a inserção das tecnologias no ensino, a inovação e a formação docente. O caminho para o percurso metodológico foi apoiado na pesquisa-ação. Os dados selecionados foram a partir de quatro encontros por meio de um curso de formação disponibilizado para docentes de uma instituição de ensino superior, localizada no estado do Paraná. A pesquisa se legitima por oportunizar a discussão de aspectos relevantes relacionados à utilização de recursos pedagógicos digitais, nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, interpreta-se que os resultados evidenciaram que a pesquisa contribuiu para a resolução do problema, bem como expandiu o conhecimento sobre o tema, visto que os dez docentes participantes, antes do curso de formação, exibiam dificuldade com as tecnologias. Dessa forma todo o processo de formação fez com que os docentes aprendessem e aperfeiçoassem o manuseio do aplicativo como metodologia ativa e pedagógica em sala de aula. Fica evidente a necessidade da formação continuada para os docentes, tornando essencial auxiliar os alunos na edificação do conhecimento.

Referências

ALMEIDA, M. E. B; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus. 2011.

ALVARENGA, C. E. A. Autoeficácia de Professores para utilizarem Tecnologias de Informática no Ensino. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: [s.n]. 2011.

CARNEIRO, J. R. S.; LOPES, A. S. B.; NETO, E. B. C. A utilização do Google Sala de Aula na Educação Básica: uma plataforma pedagógica de apoio à Educação Contextualizada. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 401, out. ISSN 2316-6541. 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.401

JÚNIOR, A. S; OLIVEIRA, C; BRAGA, E; DE LIMA, V. A. Google Suite for education: trazendo o Google Classroom como uma perspectiva para as salas de aula usando os dispositivos móveis. In: Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação. Mamanguape, Paraíba. 2017.

MORAES, M. C. Educação à distância: fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp / Nied. 2002.

SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artmed. 1997.

SOUZA, C. J. Plataformas de aprendizagem: sentidos construídos nos cursos de formação para docentes da educação básica em relação ao uso das novas tecnologias integradas ao processo de ensino e aprendizagem. 111 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Londrina. 2016.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez. 2011.

TONON, T. C. A.; ARRIEIRA, R. L.; INADA, P. TV Multimídia no processo de ensino-aprendizagem no Estado do Paraná. UNOPAR; Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 15, n. 1, p. 39-43, jan. 2014.

TONON, T. C. A. Google Classroom in the context of aTraining Course for Higher Education Teachers. 2021. 125. Dissertation (Master's and Doctorate Methodologies for Teaching Languages and their Technologies) – Pitágoras Unopar University, Londrina. 2021.
Publicado
2023-08-16