A PERSPECTIVA DE ATLETAS NOVATOS EM CORRIDA DE ORIENTAÇÃO DURANTE UM EVENTO ESPORTIVO:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR

  • Rogério Campos
  • Rodrigo de Souza Poletto
Palavras-chave: atletas novatos, desporto orientação, letramento cartográfico

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar o nível de compreensão, sensações e aceitação do esporte Corrida de Orientação em atletas da categoria novatos, além de avaliar a qualidade de um evento esportivo da modalidade, para entendermos quais seriam os caminhos para melhorar o aproveitamento de iniciantes no esporte, aumentar os adeptos no desporto e produzir novos eventos na região Norte Pioneira do Paraná. A corrida de orientação é praticada geralmente de forma individual, tanto na área urbana, quanto rural ou florestal, com uso de mapa da área. Para tanto,
realizamos um evento padrão com atletas da categoria novatos e ao final da pista os orientistas responderam um questionário investigativo sobre a atividade que realizou e a qualidade do evento. Os resultados foram que a maioria dos participantes gostaram do esporte e que o praticariam novamente. Concluímos que os praticantes precisariam passar por um treinamento, por meio de curso, oficina ou clínica, para participarem de futuras competições. No entanto, para uma prova que realizaram a instrução sobre os símbolos, técnicas de orientação espacial, orientação do mapa sem bússola e leitura do cartão de descrição foi suficiente para um iniciante praticar o esporte e evitar cometer os erros e sentir as dificuldades apontadas nesse relato de experiência. Quando analisamos o evento propriamente dito concluímos que o padrão utilizado além de agradar a maioria dos participantes será útil como base para os próximos eventos na cidade ou região Norte Pioneiro e que as parceiras são
necessárias para que deste porte aconteça com qualidade.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto. 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Fundamental Brasília: MEC/SEF. 2018.
CAMPOS, R. Corrida de Orientação. In: Atividades e esportes de aventura para profissionais de educação física; BERNARDES, Luciano. A. (Org). São Paulo: Phorte, 2013. p.125-139.
CARVALHO, J.C. Jogos de Corrida de Orientação para escolas. São Paulo: Editora Yolbook, 2020, 172p.
CATELA, D.; BARROS, M.; SEABRA, A.P.; FIGUEIREDO, R. Orientação com Mapa Realista (Fotografia Aérea a Cores) por Crianças do PréEscolar. Revista da UIIPS, v. 7, n. 2, 2019, p.01-04.
CUNHA, A.S.; LEITE, E.B. Percepção Ambiental: Implicações para a Educação Ambiental. Sinapse Ambiental, p. 66-79, 2009, p.66-79.
DEL' ESPOSTI, B.S.; GAMA, J.F.R.; SOUZA, G.C. Corrida de Orientação no Ensino Médio do IFF Campos . Caderno de Formação RBCE, v.10, n.2, 2019, p.87-100.
DORNELLES, J. O. O percurso de Orientação. Santa Maria: Paloti, 2005, 40p.
ESCOBAR, M.N. Patrocínio esportivo e seus efeitos sobre o valor da marca: um estudo exploratório no Brasil. Dissertação de Mestrado. Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2002.
GALL, H. Orientación Como Deporte em Educación Fisica. Educación Física y Deporte, v.3, n.3, 1981, p.43-50.
GARRET, M.E. Orienteering and Mapa Games for Teachers. USA: United States Orienteering Federation, 2004, 44p.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica. 2021. Acesso em 06 de novembro de 2021. Disponível em https://www.ibge.gov.br/cidades-eestados/pr/cornelio-procopio.html.
MAXERA, F.P.; MENDEZ-GIMÈNEZ, A.; PÉREZ, D.M.O.; BELMONTE, J.P.L. El modelo de Educación Deportiva y la Orientación. Efectos en la satisfacción con la vida, las inteligencias múltiples, las necesidades psicológicas básicas y las percepciones sobre el modelo de los adolescentes. SPORT TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, v.7, n.2, 2018, p.115-128. https://doi.org/10.6018/sportk.343021
MOOD, D.; MUSKER, F.; RINK, J. Sports andrecreation al activities. 15 ed. New York: McGraw-Hill, 2012.
PASINI, C.G.D. Corrida de Orientação: esporte e ferramenta pedagógica para a educação. Três Corações: Gráfica Excelsior, 2004, 223p.
PASINI, C.G.D. Pedagogia, Técnica e Tática de Corrida de Orientação. Santiago: Ponto Cópias, 2007, 176p.
RODRIGUEZ, A. E. R. Tendências Didácticas de La Enseñanza em la Carrera de Orientación. Revista Digital, n.59, 2003.
RUIZ, L.C. FERNÁNDEZ, M.A.P. OBRADOR, E.M.S.; YUBA. E.I. La imagen geoespacial en 3D y el mapa de orientación en primaria. Opción, Año 32, n. Especial 9, 2016, p.479-497.
ZAPARDIEL, G. H. Las Actividades de Orientación Em Educación Primária, em El Área de Educación Física. Revista de La UCLM, v.30, n.15, 2005, p.135-150.
Publicado
2021-12-16