GESTÃO ESCOLAR
GESTOR ESCOLAR E CONSELHO PARTICIPATIVO
Resumo
O presente artigo aborda questões sobre o papel do Gestor Escolar na condução e desenvolvimento de processos de gestão de qualidade, baseados na união de toda a comunidade escolar, a integração escola - família e na participação de um Conselho Escolar ativo e participativo. O objetivo foi discutir a dinâmica de um conselho de classe participativo, seu conceito e contexto. A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica, buscando subsídios para um melhor entendimento sobre o papel deste profissional, junto á comunidade escolar; assim como o Conselho Escolar, que é uma estrutura representativa, onde juntos compõem o núcleo de decisão da escola para um melhor ensino-aprendizagem, onde os resultados positivos contemplarão a todos. Os resultados apontam que o conceito de participação ainda não é compreendido pelos participantes da comunidade escolar. Portanto, a participação acontecerá na medida em que os envolvidos apropriem dos procedimentos e conceitos. Neste sentido o gestor tem um papel determinante, o de indutor de mudanças.
Referências
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, Distrito Federal: Senado, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
LUCK, H. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1990.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: a contribuição dos pais. 2.ed. São Paulo: Xamã, 1997.