REFRAÇÕES E SENTIDOS REFRAÇÕES E SENTIDOS

EM BUSCA DE UMA MEMÓRIA DA PALAVRA

  • Fábio Luiz de Castro Dias Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Caroline Aparecida de Lima Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Palavras-chave: memória, palavra, refração, sentido, signo ideológico

Resumo

fundamentando-nos no campo epistemológico e metodológico do Círculo de Bakhtin, Medviédev e Volóchinov – doravante, CBMV –, a nossa escrituração possui como objetivo a realização de um mapeamento teórico sobre a formação da palavra como um signo, passando pela sua construção através da refração ideológica, para, então, analisarmos os processos pelos quais se constitui a sua memória pelos seus sentidos e pelas suas significações. Para realizá-lo de modo adequado, ancoramo-nos, especialmente, em Bakhtin (2006; 2011; 2015; 2016; 2017; 2018), em Medviédev (2016) e em Volóchinov (2013; 2017), em consonância com as análises de comentadores e de pesquisadores como Morson e Emerson (2008), Stella (2016) e Villarta-Neder (2018). Trata-se de uma análise bibliográfica de natureza descritiva, interpretativa e qualitativa, pela qual almejamos contribuir para as discussões e para as reflexões no campo do CBMV.

Biografia do Autor

Fábio Luiz de Castro Dias, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduando em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Integrante do Grupo de Estudos Discursivos Sobre o Círculo de Bakhtin (GEDISC/UFLA/CNPq). Bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFLA).

Caroline Aparecida de Lima, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Integrante do Grupo de Estudos Discursivos Sobre o Círculo de Bakhtin (GEDISC/UFLA/CNPq).

Publicado
2020-11-03