https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/issue/feedREVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO2025-09-04T11:05:41-03:00Denise da Silva de Oliveirarevista@faccrei.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Digital da FACCREI <em><strong>Diálogo e Interação</strong></em> ISSN: 2175-3687 é um projeto editorial voltado à socialização da produção acadêmica, tendo por missão disseminar a pesquisa no meio acadêmico.</p> <p>O periódico recebe artigos científicos para publicação de seus próximos volumes e números.</p>https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/287BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ERA DIGITAL2025-07-07T16:13:29-03:00Isabella Gobetti Estácioiaeisabellagobetti@gmail.comDenise da Silva da Silva de Oliveiradenisesiloliveira@yahoo.com.br<p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">O artigo analisa a importância do brincar no desenvolvimento infantil e como ele é impactado pela crescente presença das tecnologias digitais na rotina das crianças. Através de uma revisão narrativa da literatura, a pesquisa explora as diferenças, potencialidades e desafios do uso equilibrado entre brinquedos tradicionais e digitais na Educação Infantil. São discutidas políticas públicas, práticas pedagógicas e a influência das brincadeiras na cognição, linguagem, socialização e identidade infantil. O estudo enfatiza o papel do professor como mediador entre os dois universos lúdicos e destaca a importância de ambientes educativos que garantam o direito de brincar de forma segura, acessível e significativa.</span></p>2025-07-07T16:13:05-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/288MARKETING DE RELACIONAMENTO 4.02025-07-07T18:04:56-03:00Amanda Karolyne Lima da Costaamanda.costa00@outlook.comDenise da Silva da Silva de Oliveiradenisesiloliveira@yahoo.com.br<p>O marketing de relacionamento, consagrado como estratégia de fidelização desde a década de 1990, passa por uma profunda ressignificação à medida que o contexto digital se consolida e o marketing 4.0 impõe novos valores de horizontalidade, inclusão e sociabilidade. Este artigo examina como tais pilares transformam as táticas tradicionais de relacionamento, exigindo o uso intensivo de big data, personalização em tempo real e cocriação de experiências entre marcas e públicos. Ao discutir a evolução do marketing de 1.0 a 4.0, é realizada uma análise do papel ativo do consumidor conectado, das implicações da mobilidade e da hiperconectividade para a gestão do composto mercadológico e os desafios éticos na coleta e uso de dados. Os resultados incluem uma síntese crítica das melhores práticas contemporâneas e a proposição de um quadro conceitual que integra tecnologia, comportamento do consumidor e propósito social como vetores para relacionamentos de longo prazo.</p>2025-07-07T18:04:56-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/289APOSENTADORIA RURAL DO SEGURADO ESPECIAL2025-07-07T18:16:51-03:00Maria Aparecida Farias Rodriguesepema7@hotmail.comWagner Francisco Sancheswagner@faccrei.edu.brDenise da Silva de Oliveiradenisesiloliveira@yahoo.com.br<p>este artigo examina os principais obstáculos enfrentados pelo segurado especial para obter a aposentadoria rural no Regime Geral de Previdência Social. Com abordagem qualitativa, a pesquisa está baseada em análise bibliográfica-documental de normas constitucionais, leis, instruções normativas do INSS e decisões judiciais (Súmula 30 TNU e Tema 1.115 STJ), complementada por casos práticos. Os resultados indicam barreiras centrais: falta de documentação formal, uso impróprio do tamanho da propriedade como critério automático de exclusão e baixa adesão a cadastros e ferramentas digitais (CAF, CAD-PRO, NF-Fácil). A partir dessas informações, são descritas ações de baixo custo e alto impacto: orientação continuada, mutirões de cadastro, emissão eletrônica de notas fiscais, pontos de conexão de internet e capacitação de agentes públicos para agilizar a concessão do benefício e reduzir judicializações. É possível entender que assegurar a aposentadoria rural exige combinar flexibilidade probatória, já reconhecida, com políticas locais de inclusão digital e planejamento previdenciário.</p>2025-07-07T18:16:51-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/290POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DE DIFERENTES VAZÕES DE CALDA NO CONTROLE DE CAPIM-AMARGOSO COM O HERBICIDA GLUFOSINATO SAL-DE-AMÔNIO2025-07-08T15:01:54-03:00Everaldo Bernardes Junioreveraldo.bernardesjunior@hotmail.comJosé Fernando Delgadojfdelgado77@gmail.com<p>Com o crescente problema de resistência do capim-amargoso (<em>Digitaria insularis</em>) e o alto número de aplicações necessárias, o herbicida não-seletivo glufosinato sal-de-amônio vem sendo amplamente utilizado em manejos de dessecação pré-plantio em diversas culturas visando o controle deste alvo. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da vazão utilizada no controle de capim-amargoso (<em>Digitaria insularis</em>) com o herbicida glufosinato sal-de-amônio em dessecação. A instalação ocorreu no município de Bandeirantes/PR, nas coordenadas 23° 7'5.32"S e 50°21'23.86"O a 463 metros de altitude, durante o mês de maio de 2022. O estudo foi feito com 7 tratamentos com delineamento em blocos casualizado, onde foi realizada uma aplicação com o produto herbicida Off Road (glufosinato sal de amônio 200,0 g/L) com o adjuvante Nori (0,5% v.v.), quando as plantas de capim amargoso estavam em estágio vegetativo, entre 2 e 3 perfilhos. Os tratamentos constaram da aplicação única de glufosinato–sal de amônio na dose de 3000 ml/ha-1 e com as vazões de 100, 150, 200, 250, 300 e 350 L/ha. Foram realizadas avaliações de controle seguindo aos 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação (DAA). As médias foram submetidas ao teste de Scott-Knott as 5% de probabilidade. Os tratamentos que obtiveram melhor controle foram os com vazão de 300 L/ha e 350 L/ha, sendo o 6 e 7 respectivamente, com controle superiores a 70% e com ênfase no tratamento 7 que apresentou controle superior a 80% e diferiu estatisticamente dos demais.</p>2025-07-08T15:01:54-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/291FIXAÇÃO BIOLÓGICA NA CULTURA DO MILHO2025-07-08T15:24:46-03:00Josiane Aparecida Aragão Soaresaragaojosiane22@gmail.comJosé Fernando Delgadojfdelgado77@gmail.com<p>Mediante a importância da cultura do milho para manutenção do país, discussões são levantadas corriqueiramente em relação a esta cultura, pois, é necessário que a qualidade e equilíbrio no consumo interno e externo do grão seja mantido ou potencializado para que o Brasil continue se destacando neste ramo do mercado. Deste modo, notou-se que mesmo sendo uma cultura adaptável o plantio do híbrido encontra desafios na lavoura, entre eles a carência de alguns nutrientes essenciais para seu crescimento, como o nitrogênio, precisando que este nutriente seja acrescido à planta de forma biológica. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo geral investigar de que forma a utilização da bactéria <em>Azospirillum brasilense</em> atua no fornecimento de nitrogênio por meio da FBN (Fixação Biológica do Nitrogênio) utilizando para isto uma metodologia bibliográfica norteada por livros, teses e artigos científicos encontrados nos principais referenciais de busca como Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), na Associação Brasileira das Indústrias do Milho e na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Ao final o estudo comprovou que mesmo não sendo uma solução mágica e atuando em conjunto com a genética da planta e solo o Azospirillum age através do fortalecimento da raiz da planta ajudando-a a extrair o melhor do solo para seu crescimento saudável, além de apresentar diversos benefícios para a mesma como crescimento foliar e aumento na quantidade de grãos.</p>2025-07-08T15:24:46-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/292DIFICULDADES DE ACESSO ÀS FERRAMENTAS E TECNOLOGIA DA AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES2025-07-08T16:06:23-03:00Lailson Alves de Abreulailson_abreu@hotmail.comMaurício Pacheco da Silva Juniormpcana@gmail.com.br<p>Este artigo apresenta uma análise dos obstáculos enfrentados por pequenos e médios produtores rurais na adoção de tecnologias de agricultura de precisão. Essas ferramentas oferecem soluções para otimizar a produção agrícola, aumentando a eficiência e sustentabilidade. O objetivo da pesquisa investiga o conceito de agricultura de precisão e os fatores limitantes para sua implementação por produtores de menor escala. A partir de uma abordagem mista, o estudo foi desenvolvido em forma de estudo de caso, por meio de questionários aplicados à pequenos e médios produtores. Os dados foram coletados entre os meses de outubro e dezembro de 2024. Os resultados apontam para o fato de que a adoção dessas inovações exige uma mudança significativa nos métodos de cultivo, o que pode ser desafiador para aqueles com recursos limitados. Dessa forma, para superar essas dificuldades, propõem-se estratégias como políticas públicas de subsídios governamentais, que reduzam o custo das tecnologias, programas de treinamento técnico para capacitar os produtores e a cooperação entre instituições agrícolas, universidades e cooperativas.</p>2025-07-08T16:06:23-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/293OS EFEITOS DO USO DE BIOESTIMULANTES NA EMERGENCIA DA CULTURA DA SOJA2025-07-10T17:47:39-03:00Reinaldo de Oliveira Juniorreinaldo1547@hotmail.comDayanne da Silva Alvesdayanne@faccrei.edu.br<p>Este estudo avaliou a eficácia de dois bioestimulantes comerciais, STIMULATE e ARRANK, no desenvolvimento inicial de sementes de soja (Glycine Max). O experimento foi conduzido em laboratório, comparando os tratamentos com um grupo testemunha sem aplicação. As variáveis analisadas incluíram porcentagem de germinação, crescimento da parte aérea, crescimento radicular, massa fresca e massa seca das plântulas. Os resultados demonstram que ambos os bioestimulantes foram eficientes em promover o crescimento e vigor das plântulas em relação ao controle. Contudo, o teste de Tukey indicou que o STIMULATE foi significativamente mais eficiente que o ARRANK em todas as métricas avaliadas, resultando em maior germinação, desenvolvimento da parte aérea e radicular, e acúmulo de biomassa.</p>2025-07-10T17:47:39-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/294O EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE CONYZA SPP. SOBRE SEMENTES DE ZEA MAYS L.2025-07-10T18:25:23-03:00Dayanne da Silva Alvesdayanne@faccrei.edu.brAdilson Villas Boas de Lima Junioradilsonjunior199848@gmail.com<p>Este estudo investigou o potencial alelopático de extratos de Conyza spp. (buva) sobre a germinação de sementes de milho (Zea mays L.). Nosso objetivo foi determinar se a alelopatia ocorre e, em caso afirmativo, se seu efeito é maléfico ou benéfico para as sementes. A pesquisa também buscou identificar as concentrações do extrato capazes de induzir essa alteração. Compreender esses efeitos e as doses envolvidas é crucial para o manejo integrado de culturas. Os resultados obtidos podem oferecer insights valiosos para a agricultura regional, especialmente em áreas como Cornélio Procópio, no Paraná. Este conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de controle de plantas daninhas mais eficientes e sustentáveis, contribuindo para a otimização da produtividade agrícola.</p>2025-07-10T18:25:23-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/295A MIGRAÇÃO PARA A CONTABILIDADE DIGITAL2025-07-20T18:57:14-03:00Tainara Beatriz Izidoro Basiliotainaraizidoro@gmail.comIslei José Gonçalvesislei.jose@faccrei.edu.br<p>Embora a literatura explore aspectos pontuais da contabilidade digital, percebe-se uma necessidade de análise integrada dos múltiplos desafios que permeiam a transição empresarial para este novo paradigma. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar, por meio de uma revisão narrativa, os principais desafios operacionais, tecnológicos e humanos enfrentados pelas empresas no processo de migração para a contabilidade digital. O estudo empregou uma revisão narrativa, com coleta de artigos científicos realizada exclusivamente via ferramenta de busca Google Acadêmico, abrangendo publicações entre 2016 e 2024, selecionados por sua relevância temática para a investigação dos desafios da digitalização contábil. A análise temática de conteúdo foi utilizada para identificar e categorizar os desafios. Os resultados indicam que a migração para a contabilidade digital é um processo complexo, marcado por desafios interdependentes de ordem tecnológica (custos, integração de sistemas, adoção de IA), organizacional (resistência cultural, adaptação de processos) e humana (desenvolvimento de novas competências, gestão da mudança). A contribuição científica deste artigo reside na articulação e síntese crítica desses desafios, oferecendo uma visão integrada que reforça a necessidade de uma abordagem completa, contemplando tecnologia, processos e pessoas, para uma transição digital bem-sucedida na contabilidade, avançando o conhecimento sobre as dinâmicas da modernização contábil.</p>2025-07-10T22:44:13-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/242O DIREITO SUCESSÓRIO E O RECONHECIMENTO DAS FAMILIAS SIMULTÂNEAS DENTRO DO CONTEXTO JURIDICO E SOCIAL2025-08-13T16:55:44-03:00Cassia Pimenta Menegucecassiapimenta@hotmail.comGustavo Lofeu dos Santosgulofeu@hotmail.com<p>Este artigo aborda os aspectos fundamentais para a verificação do direito sucessório diante do reconhecimento das famílias simultâneas dentro do contexto jurídico e social. O estudo tem como fundamento o princípio da proteção à família previsto pelo artigo 226 da Constituição Federal de 1988. A pesquisa possui abordagem histórico-social e jurídica os conceitos primordiais sobre a formação dos núcleos familiares e sua constante evolução ao longo dos anos em contraste com a doutrina brasileira. A pesquisa vale-se dos requisitos necessários para a definição das famílias simultâneas dentro do ordenamento jurídico brasileiro, especialmente no princípio da dignidade humana, previsto no artigo 1° da CF/88. O estudo também aborda os conceitos fundamentais para a garantia de sucessão de bens e sua aplicabilidade na configuração das famílias simultâneas, explorando os entendimentos presentes no ordenamento jurídico brasileiro em concordância com os dizeres presentes no atual Código Civil, contextualizando com obras e concepções de doutrinadores conhecedores da problemática desenvolvida ao longo desse estudo. O artigo apresenta também o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o reconhecimento e os direitos das famílias simultâneas no atual cenário jurídico, reforçando seu posicionamento através de situações julgadas perante a doutrina brasileira em que envolvem os casos de sucessões nas famílias simultâneas. Por fim o artigo demonstra quais são os princípios básicos capazes de elevarem ao reconhecimento das famílias simultâneas perante a doutrina brasileira e o seu respectivo direito a sucessão de bens.</p>2025-08-13T16:55:44-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/266USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DA FIGURA DE LINGUAGEM ONOMATOPEIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II2025-09-03T18:12:26-03:00Adriana Colombaroli Narantiadriana.naranti@escola.par.gov.brKheronn Khennedy Machadokheronn@gmail.comAlessandra Dutraalessandradutra@utfpr.edu.brMarilu Martens Oliveiramarilu@utfpr.edu.br<p align="justify"><span style="font-size: medium;">O Pensamento Computacional tem se mostrado uma ferramenta pedagógica extremamente valiosa, transbordando os limites da área de tecnologia e permeando diversas disciplinas. Nessa perspectiva, este estudo analisou o uso dos fundamentos do Pensamento Computacional para auxiliar estudantes do sexto ano, do Ensino Fundamental II de uma escola pública situada no norte do Paraná, a compreenderem e a empregarem eficientemente a figura de linguagem onomatopeia em projetos criados na plataforma Scratch. Para isso, foram empregados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e analítica</span><span style="font-size: medium;">. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes conseguiu entender e aplicar os fundamentos do Pensamento Computacional na proposta de criação dos projetos.</span></p>2025-09-03T18:12:25-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/248UM OLHAR SOBRE A ESFERA JURÍDICA: MODELO TEÓRICO DO GÊNERO TEXTUAL PETIÇÃO INICIAL2025-08-14T21:15:23-03:00Camila Rarek Ariozocamila@gmail.comMarilúcia dos Santos Domingosmarilucia@uenp.edu.br<p>A petição inicial é um gênero textual comum na esfera jurídica, por isso, é importante para o pleno exercício das práticas sociais, executadas pelos envolvidos na referida esfera, o conhecimento das características sociocomunicativas, discursiva e linguístico-discursivas que constituem o gênero. Nesse aspecto, a presente pesquisa, sustentada pela interação das áreas do Direito e da Linguística Aplicada, apresenta um modelo teórico do gênero textual petição inicial, sob o aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo. Assim, tendo o Dispositivo a didática de gêneros, elaborado por Barros (2012), o <em>corpus</em> é formado por um conjunto de cinco exemplares de petição inicial, que tramitaram em uma das varas cíveis da comarca de Ourinhos-SP e os resultados da investigação demonstram, sobretudo, que o gênero é regulamentado pelo Código de Processo Civil de 2015, em decorrência de suas características específicas, expostas no modelo produzido, que podem ser consideradas mais regulares, pouco flexível. Por fim, a metodologia utilizada é a bibliográfica e exploratória.</p>2025-08-14T21:15:23-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/256O TRABALHO DIDÁTICO COM TEXTOS QUE VEICULAM A DESINFORMAÇÃO COMO FORMA DE OPORTUNIZAR LETRAMENTOS CRÍTICOS2025-08-14T20:19:56-03:00Camila Maria dos Santos Silvaprofacamilasantos@gmail.comMarcos Roberto dos Santos Amaralprofroberto.amaral@uece.br<p><span style="font-weight: 400;">Objetiva-se investigar como pode ser feito, em sala de aula, o trabalho didático com textos que veiculam desinformação como forma de oportunizar letramentos críticos. De forma específica, descreve-se como uma atividade de leitura de textos que veiculam desinformação pode ser embasada em conhecimentos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada (LA). Ademais, apresenta-se alternativas de promoção de letramentos críticos por meio da (re)construção dos sentidos de textos para que os estudantes consigam identificar processos de desinformação (Wardle e Darakhshan, 2017; Targino e Cavalcante, 2020; Charaudeau, 2022; Hissa, 2021; Hissa, 2023; Bertoletti; Zilio-Passerini, 2023). Para isso, discute-se acerca do objeto teórico-metodológico da LA como uma ciência essencialmente crítica a partir de Scheifer (2013), Tílio, (2019), Silva (2021), Pereira (2021) e Sousa (2021). Além disso, promove-se uma reflexão em torno do conceito de letramentos críticos com base em Freire (1974), Soares (2004), </span><span style="font-weight: 400;">Cassany e </span><span style="font-weight: 400;">Casstellà (2010</span><span style="font-weight: 400;">),</span><span style="font-weight: 400;"> entre outros. Em seguida, selecionamos duas postagens publicadas em páginas jornalísticas do Instagram. A princípio, foi realizada uma análise linguística e discursiva dos textos para propor como pode se dar o tratamento didático do texto, apontando suas implicações para o exercício da cidadania. Conclui-se que um trabalho pedagógico embasado na LA e comprometido em promover letramentos precisa ter um viés crítico, uma vez que promove reflexões e conhecimentos que impactam a formação dos estudantes como cidadãos atuantes na sociedade em que vivem.</span></p>2025-08-14T20:19:56-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/258O EXCESSO DE POSITIVIDADE NAS POSTAGENS DO INSTAGRAM E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DOS USUÁRIOS2025-08-14T20:37:15-03:00Lorena Bandeira Melo de Sápsique.lorena@gmail.comElayne Ribeiro Cavalcantielayneribeiro510@gmail.comEmanuelle Pereira Sobrinhoemanuellep137@gmail.comAntonio Gutemberg da Silvagutembergprofessor@yahoo.com.br<p>Este estudo investigou os discursos de positividade excessiva no Instagram e suas implicações no bem-estar psicológico dos usuários, por meio de uma análise retórica. Com base em uma abordagem qualitativa, descritiva e documental, foram selecionadas seis postagens entre quarenta e sete inicialmente analisadas, coletadas a partir de hashtags como <em>#positividade</em>, <em>#motivação</em> e <em>#naoreclame</em>. A análise foi conduzida segundo os princípios metodológicos de Swales (1990) e Alves Filho (2018), com foco na identificação de movimentos e passos retóricos. Os resultados revelaram que os discursos recorrentes apresentam três movimentos principais: estabelecimento de território, identificação de lacunas e oferecimento de soluções, frequentemente associados a uma retórica que simplifica emoções humanas complexas, promove autoexploração e ignora determinantes sociais e contextuais do sofrimento psíquico. Constatou-se que tais conteúdos, ao desvalorizar a expressão de emoções negativas, podem reforçar a positividade tóxica e comprometer o bem-estar psicológico dos usuários. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar mais crítico e ético sobre os discursos motivacionais nas redes sociais, sugerindo a promoção de uma positividade mais autêntica e acolhedora da condição humana.</p>2025-08-14T20:37:15-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/282GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FINALIDADE DE CARTAS DE LEITOR2025-09-03T17:45:52-03:00Alessandra Regina Guerraalessandrareginaguerra@gmail.com<p>Diferentes diretrizes educacionais no Brasil recomendam que o ensino de língua portuguesa seja conduzido com base nos gêneros textuais. A partir dessa orientação, o presente artigo procura contribuir para o ensino de português analisando o funcionamento de um gênero em particular, a carta de leitor, amplamente reconhecida como um dos gêneros apropriados para trabalho em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo do artigo é descrever o percurso histórico da finalidade comunicativa do gênero em questão. Examinam-se cartas publicadas nos principais jornais paulistas, pelo método da análise tópica de textos, tomado aqui como ferramenta para se detectar, em última instância, a finalidade dos textos analisados. Os resultados revelam que a finalidade da carta de leitor sempre foi marcada pelo propósito de argumentar, porém, essa finalidade passa por alterações, manifestando-se principalmente de duas formas: num primeiro momento, o gênero tem a finalidade de argumentar sobre um assunto como forma de sustentar uma solicitação a respeito; com o tempo, o gênero prioriza a finalidade de argumentar como forma de expressão pública de opinião. O artigo sugere que resultados como esses representam contribuição significativa para o conhecimento dos gêneros e, assim, para o ensino de língua portuguesa.</p>2025-09-03T17:45:51-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/284EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NAS ESCOLAS DO PROGRAMA ASAS DA FLORESTANIA:2025-09-03T18:29:01-03:00Bruna Lalinny Magalhães da Silvalalinnybruna@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo analisar o diálogo construído com fontes orais de dois professores de Língua Portuguesa que atuaram no Programa Asas da Florestania, no contexto da Amazônia acreana. A pesquisa, recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (2022), adota uma perspectiva discursiva para compreender as aproximações e distanciamentos entre as formações (inicial e continuada) e as práticas pedagógicas desses docentes nos contextos de campo e floresta. O referencial teórico-metodológico ancora-se na abordagem narrativa da experiência do vivido, com base em Clandinin e Connelly (2011), privilegiando os sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas trajetórias profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas, conduzidas via Google Meet, com dois professores selecionados conforme critérios previamente definidos. Os nomes foram substituídos por pseudônimos, conforme o termo de consentimento. Apesar da limitação no número de participantes, as narrativas permitiram visibilizar experiências formativas e desafios enfrentados pelos docentes no exercício da docência em territórios amazônicos. Os resultados revelam tensões entre teoria e prática, bem como a ressignificação do ensino de Língua Portuguesa em contextos educativos marcados por especificidades socioculturais e geográficas.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Formação docente; narrativa; educação amazônica; ensino de língua portuguesa.</p>2025-09-03T18:29:01-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/285NOTAS SOBRE O CONTAR:2025-08-14T19:54:49-03:00Wanderley José Gonçalveswanderley.di@hotmail.comMarilu Martens Oliveirayumartens@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Procura-se apresentar a Contação de História filiada à literatura oral, ao teatro e à formação do leitor, sobretudo ao considerar que as narrativas não se findaram com o advento do uso das tecnologias e são práticas pedagógicas bastante significativas para o desenvolvimento cognitivo da criança/ouvinte, e também no que concerne à formação da sua identidade. Acrescente-se que o uso da voz, essa importante ferramenta, traz em seu cerne a memória, a afetividade, os valores e a cultura de um povo, justificando-se, portanto, esta investigação, de cunho bibliográfico e exploratório. Nesse sentido, é um percurso cujas raízes fixam-se na primeira infância, na partilha do sensível e nas virtudes sociais. Ratificam essas proposições Costa, Lima, Forin, Benjamin, entre outros. Em suma, são apresentadas reflexões sobre a tradição oral e o contar, sua associação à linguagem teatral e sua potência na formação da subjetividade dos sujeitos.</span></p>2025-08-14T19:54:49-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/297Uma visão geral do projeto programático de linguística marxista de Ievguiêni D. Polivánov e a sua concepção de mudança da língua2025-09-04T10:43:48-03:00Fábio Luiz de Castro Diascastrodias.f.l@outlook.com<p>No presente artigo, o nosso objetivo é traçar um debate epistêmico e historiográfico sobre uma teoria importante na ciência soviética da linguagem: a linguística marxista de Ievguiêni D. Polivánov [1891-1938], um dos mais proeminentes linguistas da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Para alcançarmos o nosso fim, partimos de uma apresentação de pontos da biografia do linguista soviético, com informações relevantes para o nosso entendimento da sua formação, da sua atuação política junto à Revolução de 1917, do seu trabalho docente e da sua atividade de pesquisa, segundo o que é traçado pelo seu biógrafo Lártsiev (Ларцев, 1988). A seguir, delimitamos um traço epistêmico e ideológico da conjuntura e do horizonte em que se formou a maior parte da reflexão linguística de Polivánov: o movimento sociológico na linguística soviética entre 1920 e 1930, tal como é historiado por Brandist (2003; 2006) e por Lähteenmäki (2010). Por fim, oferecemos uma discussão das características gerais do projeto programático de linguística marxista do linguista soviético, do seu fundamento materialista e, como exemplificação, da sua concepção sociológica do fenômeno da <em>mudança</em> da língua, recorrendo às concepções por ele propostas em sua obra <em>Por uma linguística marxista </em>[За марксистское языкознание] (Поливанов, 1931). Com o nosso texto, esperamos contribuir para a ampliação da nossa interpretação sobre as muitas faces da história da ciência da linguagem, bem como para a difusão de uma parte das ideias de uma teoria linguística de qualidade ímpar, que muito possui ainda a nos oferecer de uma perspectiva analítica, teórica e metodológica.</p>2025-09-04T10:43:48-03:00##submission.copyrightStatement##https://revista.faccrei.edu.br/revista-dialogo-e-interacao/article/view/280A VELHICE E A PERCEPÇÃO DO EU: PERSPECTIVAS LITERÁRIAS NAS ATRIBUIÇÕES SOCIOCULTURAIS2025-09-04T11:05:41-03:00Thais da Silva Ferreirathais.sil.fe@hotmail.comJeniffer Ferreira Costacjf.jeniffer@gmail.comDante Ogassavaraogassavara.d@gmail.comJosé Maria Montielmontieljm@hotmail.com<p>Este artigo aborda aspectos do envelhecimento a partir das atribuições sociais direcionadas às pessoas idosas, bem como das questões relacionadas à percepção e à autopercepção da solidão, refletindo, assim, sobre o lugar que essa população vem ocupando de forma crescente na sociedade. Foi realizada uma discussão entre três obras clássicas da literatura mundial – <em>Feliz Aniversário</em> de Clarice Lispector, <em>King Lear</em> de William Shakespeare e <em>Siddhartha</em> de Hermann Hesse, junto com dados da literatura científica contemporânea. Identificaram-se aspectos de vulnerabilidade multidimensional e problemáticas relacionadas às atribuições sociais contemporâneas direcionadas à pessoa idosa. Paralelamente, a literatura científica aponta uma baixa percepção da solidão por parte dessa população. As atribuições e percepções sociais influenciam para que, ao envelhecer e assumir o novo papel socialmente esperado na velhice, o sujeito ocupe lugares que nem sempre favorecem seu potencial.</p>2025-09-04T11:05:40-03:00##submission.copyrightStatement##