LITERATURA E CINEMA EM INTERAÇÃO DISCURSIVA
A VALOR(IZ)AÇÃO DO EU NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Este trabalho se propôs a analisar como o cinema e a literatura podem ser utilizados no âmbito da Educação Especial, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos visando o trabalho com características estéticas artísticas visando fins didáticos. Em nossa pesquisa recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos de Duarte (2009), Bourdieu (1979), Cosson (2006), Candido (1995) e Bosi (1974), dentre outros. Houve uma pesquisa de campo em uma escola de educação Especial de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE com a elaboração e aplicação de uma proposta metodológica que envolve tanto o cinema quanto a literatura em sala de aula. Os resultados, discutidos e analisados ao longo desse trabalho, evidenciaram as potencialidades dessa modalidade de ensino via interação discursiva e, consequentemente, caminhos para um horizonte artístico interdisciplinar.
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