COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA

ALGUNS DOS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE

  • Marcílio Francisco Siva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Brenda Catarina da Silva
Palavras-chave: aula de português, importância, letramento crítico, gêneros textuais

Resumo

Este artigo tem a intenção de, a partir da experiência nas observações de estágio, obtida na disciplina de Estágio I, frisar a importância da disciplina de Português, tanto no âmbito profissional, como também no social dos discentes, visto que a turma do curso técnico observada tratava a disciplina com indiferença. Para isso, discutiremos noções como: concepção de língua, o que é possível aprender/aprimorar nas aulas de Português, o trabalho com os gêneros textuais próximos dos alunos (para despertar neles a noção da língua materna se fazer presente em todas as esferas sociais e discursivas) para uma maior eficácia nas aulas e questões que envolvem o letramento crítico. Assim, constatando a necessidade do professor trabalhar concepções sobre o que é a língua e o que são as aulas de Português, com a intenção de despertar nos alunos um olhar mais abrangente da disciplina. O artigo apoia-se nos textos de Faraco e Zilles (2017), Antunes (2009), Marcuschi (2010), Street e Street (2014), Geraldi (2015), Ilari e Basso (2006).

Referências

ANTUNES, Irandé. Textualidades e gêneros textuais: referência para o ensino de línguas. Língua, Texto e ensino. Outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009, p. 88-103.
BASSO, Renato; ILARI, Rodolfo. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Gêneros textuais como prática social e seu ensino. In: DIONÍSIO, Angela; MARCUSCHI, Beth; REINALDO, Maria Augusta (Orgs.). Gêneros textuais: práticas de pesquisa e práticas de ensino. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.
DAYRELL, Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria. Normas, diversidade e ensino de língua. Para conhecer norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017, p. 174-207.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Quando se ensina língua, o que se ensina? São Paulo: Parábola, 2008.
SANTOS, Lucíola Paixão. Educação básica: currículo e formação de professores. Presença pedagógica, vol. 3, n. 17, set/out 1997.
PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Recife: SEE, 2012.
STREET, B. Letramentos sociais - Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Magno. São Paulo: Parábola, 2014.
Publicado
2020-11-03