GÊNERO RESUMO

PERCEPÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE E LETRAMENTO DISCIPLINAR

  • Milena Gambôa Universidade Federal de Pernambuco
  • Brenda Catarina da Silva
Palavras-chave: Gêneros acadêmicos. Gênero resumo. Intertextualidade. Letramento disciplinar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo encontrar características convergentes e divergentes do gênero resumo para congresso em duas áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e Letras, com base na leitura de Marcuschi (2010), Koch e Elias (2006), Silva (2012), Hoffnagel (2010), Motta-Roth e Hendges (2010). Para tal, foram observadas, de modo comparativo, as suas composições estruturais, bem como o modo de utilização da intertextualidade por ambas as disciplinas. Destarte, pudemos concluir que, apesar de seguirem um mesmo padrão estrutural exigido pelo suporte de coleta e utilizarem de forma eficiente a intertextualidade, as disciplinas analisadas seguem particularidades características de sua área de conhecimento.

Referências

HOFFNAGEL, J.C. Temas em antropologia e linguística. Recife: Bagaço, 2010. Cap. 17
KOCH, I.V; ELIAS, V.M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. Cap. 5
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: Definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editoral, 2010. p. 19-38.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G.R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. Cap. 8.
SILVA, M.C. Gêneros da escrita acadêmica: questões sobre ensino e aprendizagem. In: REINALDO, M.A.; MARCUSCHI, B.; DIONISIO, A. (orgs). Gêneros textuais: Práticas de pesquisa e práticas de ensino. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 97- 115.
Publicado
2020-11-03