RETEXTUALIZANDO PROPAGANDA EM QUADRINHOS: FATORES DE TEXTUALIDADE EM ATIVIDADES DE SALA DE AULA

  • Mirian Batista da Silva Professora do Município de Sanharó-PE
  • Dennys Dikson UFAPE (UFRPE/UAG)
Palavras-chave: retextualização, critérios de textualidade, gêneros textuais, propagandas, his tórias em quadrinhos.

Resumo

O presente trabalho constituiu-se em analisar como os processos de retextualização atrelada ao trabalho com os fatores de textualidade, podem colaborar para o aprimoramento da produção escrita de alunos do 9º ano. Pesquisa esta realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, situada no município de Sanharó-PE. Apoiamo-nos, teoricamente, em Bakthin (2011), para considerações quanto à definição dos gêneros textuais;  Marcuschi (2001, 2007, 2008,2010), Schneuwly e Dolz (2004), que nos trouxeram abordagens quanto às práticas norteadas pelo uso dos gêneros textuais na sala de aula; em Marcuschi (2001, 2008), Dell’Isola (2007), Matêncio (2002) e Dikson (2018, 2019),  com discussões voltadas para as práticas de Retextualização em sala de aula; e ainda em Marcuschi (2008) e Antunes (2005) no que se refere aos fatores construtores da textualidade. Além de termos observado a retextualização como um procedimento de suma importância prático-metodológico nas atividades de escrita dentro da sala de aula, na análise dos dados, apreendemos também que as atividades realizadas pelos aprendizes se apresentaram, de certa forma, bem construídos os fatores de textualidade dentro das perspectivas do pesquisador/leitor, pois houve aplicação adequada dos recursos (coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade e informatividade) que asseguram sentido e comunicação ao texto. Ficou demonstrado, então, que aliados processos de retextualização com a textualidade e seus fatores, os procedimentos de construção e reconstrução de textos escritos pelas crianças ficam muito mais robustos em termos de sentido, de significação, de interpretação e, principalmente, de melhoria e ganho no processo de escritura de um gênero textual para outro.

Biografia do Autor

Mirian Batista da Silva, Professora do Município de Sanharó-PE

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), UFAPE.

Dennys Dikson, UFAPE (UFRPE/UAG)

Professor do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), UFRPE/UAG.

Referências

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Publicado
2020-11-03