ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS EM FOTOGRAFIA 3X4 DE BELCHIOR

Palavras-chave: Análise do Discurso. Interdiscurso. Fotografia 3x4. Belchior

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a análise das práticas discursivas que se fazem presentes na canção “Fotografia 3x4”, de 1976 do cantor e compositor cearense Antônio Carlos Belchior, relacionando o discurso da composição do cantor com as práticas sociais e históricas na época da produção, e também identificar referências a outros discursos A investigação foi embasada no fazer científico das premissas da Análise do Discurso de linha francesa, em Pêcheux (1975), e a partir do recorte teórico-metodológico do método arqueológico de Foucault (2008). O resultado aponta que a apreciação da canção entra em um universo poético com ferramentas metodológicas que ajudam a compreender a importância da mensagem que é reproduzida na música, apresentando uma teia de ligação existente na letra da canção, na vida do autor, no contexto histórico de produção e nos discursos referenciados. Essa relação significativa só foi possível através dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, fato que autoriza investigações que contemplem estudos mais aprofundados entre discurso e canção.

Biografia do Autor

Aluizio Lendl-Bezerra, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorando em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutor em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Vice-líder do DGP TECLin (CNPq/UEPB)

Referências

Referências
AZEVEDO, Sara Dionizia Rodrigues de. Formação discursiva e discurso em Michel Foucault. Revista Eletrônica de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. São Paulo, v. 6, n. 2, p. 148-162, 2013. Disponível em: . Acesso em: 24 de março de 2020.

COSTA, Nelson Barros da. A produção do discurso literomusical brasileiro. 2001. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: . Acesso em 19 de abril de 2020.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. 9 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 2008.

PÊCHEUX, Michel. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise.; HAK, Tony. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997 (1975). p. 61-252.

PESSOA, Fernando. Poemas completos de Alberto Caeiro. Le Livros. PDF. Disponível em: . Acesso em 26 de março de 2020.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

SOUZA, Maria Adriana de. Vozes que falam: interdiscurso, memória discursiva e relações de poder em Chico Buarque de Holanda. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Paus dos Ferros, 2016.



Discografia

BELCHIOR. Alucinação. Rio de Janeiro: Polygram, 1976.

TEIXEIRA, Humberto; GONZAGA, Luiz. Légua Tirana. RCA Victor, 1949.

VELOSO, Caetano. Caetano Veloso. Philips, 1967.

VELOSO, Caetano; GIL, Gilberto. Divino, Maravilhoso. Phonogram/Philips, 1969.
Publicado
2020-11-03