IMPROVING ENGLISH THROUGH THE HISTORY OF ENGLISH

UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIGITAL EDUCACIONAL

  • Isabelle Maria Soares UENP
  • Priscila Aparecida Borges Ferreira Pires UENP
Palavras-chave: História da Língua Inglesa, tecnologias e ensino, Material Educacional Digital

Resumo

O presente trabalho contextualiza o material “Improving English through English History”, resultado de trabalho produzido para a disciplina “Letramentos Digitais e Abordagem Crítica: o uso de ferramentas tecnológicas para o Ensino de Língua Inglesa” e sua consequente atualização como projeto desenvolvido para este Trabalho de Conclusão de Curso. Em busca do desenvolvimento de um trabalho que contribua para letramentos digitais, o principal objetivo do material é incluir a tecnologia como uma ferramenta necessária e participativa no processo ensino-aprendizagem. Por conseguinte, o referido Material Educacional Digital utiliza um recorte da “História da Língua Inglesa” como conteúdo a ser trabalhado: as influências escandinavas (ou vikings) nas ilhas britânicas. A união do medievo, por meio do conteúdo, e do contemporâneo, por meio da tecnologia, propõe promover a autonomia dos alunos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo apresenta inicialmente, portanto, a contextualização histórica do tema do material, para então trazer o embasamento teórico relativo aos Hipertextos e Letramentos Digitais e finalizar com a descrição da estrutura do material produzido.

Referências

AZZARI, Eliane Fernandes; CUSTÓDIO, Melina Aparecida. Fanfics, Google Docs… A produção textual colaborativa. In: ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. pp. 73-92

BORGES, Jorge Luis. Curso de Literatura Inglesa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida; GOMES, Silvia Trentim. Vivenciando inglês com Kahoot. The ESPecialist, v. 38, n. 1, jan-jul, 2017. pp. 1-18. Available at: < https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/32223> Accessed on: September, 23rd, 2019
GIRÓN-GARCÍA, Carolina. Literacy and technologies in EFL settings: Fostering reading comprehension on the Internet. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, vol. 8, n.2, May-June 2015, p. 69-100. Available at: . Accessed on: September, 11th, 2019

DROUT, Michael. A history of the English Language. Course Guide. Recorded Books, LCC, 2006.

EMONDS, Joseph Embley; FAARLUND, Jan Terje. English: the language of the Vikings. Olomouc modern languages monographs, vol. 3. Palacký University: Olomouc, 2014. Available at: http://anglistika.upol.cz/vikings2014 Acessed on: June, 6th, 2019.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento Digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, dez., 2010. pp. 337-340 Available at: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17 Accessed on: September, 13th, 2019.

MARTINI, Ana Marielli Borba; SOARES, Isabelle Maria. Old Norse Influences in the transition from Old English and its repercussions on Modern English. Monografia (Graduação em Licenciatura em Letras – Português e Inglês) - Departamento Acadêmico de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. Available at: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7945> Accessed on: September, 9th, 2019.

PIRES, Priscila Aparecida Borges Ferreira. Entre novas e velhas distopias: Admirável livro novo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. Available at: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1913 Accessed on: June, 6th, 2019.

POUSSA, Patricia. The evolution of early standard English: the creolization hypothesis. Studia Anglica Posnaniensia, n. 14, p. 69–85, 1982. Available at: http://ifa.amu.edu.pl/sap/studia_anglica_posnaniensia_14 Accessed on: June, 6th, 2019.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. pp. 11-31

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, vol. 8, n. 3, jul-set, 2009. Avalaible at: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/view/653/538 Accessed on: July, 18th, 2019.

WHYTE, Shona. Digital resources for interactive teaching in languages with technology. ITILT mini-guide. ITILT, 2017. Available at: http://bit.ly/2h7gOoj Accessed on: July, 18th, 2019.

ZHANG, Guangtian. Learning Critical Literacy in ESL Classrooms. Creative Education, v. 6, 2015, p. 1316-1321. Available at: Accessed on: September, 11th, 2019.
Publicado
2020-11-03