INCIDÊNCIAS DISCURSIVAS SOBRE LITERATURA E O CÂNONE DO TEXTO LITERÁRIO

Palavras-chave: Literatura. Texto literário. Cânone.

Resumo

Nesse manuscrito, buscamos resgatar alguns dos principais conceitos atribuídos à literatura e ao texto literário, apesar de não ser uma tarefa fácil, haja vista a existência de conceitos imbrincados sobre literariedade e humanização, bem como o trato de estigmas sociais. Há uma problemática que orbita em torno do valor da obra literária, que pode ser definido como as características que destacam determinada narrativa literária e a colocam em um patamar superlativo. A obra, então, é considerada como alta literatura, enquanto as outras que não preenchem tais requisitos são conhecidas como literatura de massa ou paraliteratura. Nessas circunstâncias, o objetivo de nosso trabalho consiste em traçar, dialogicamente, incidências discursivas sobre a literatura e o texto literário, nas tramas de uma dialética dialógica. Defendemos que a literatura precisa, então, ser bem explorada pelo professor, que deve mostrar aos estudantes como tudo aquilo que leem os ajuda a aumentar seu repertório e, portanto, a ampliar seus horizontes no mundo das letras. Os resultados do estudo apontam para o fato de que, apesar da existência de uma hegemonia em torno das obras literárias em âmbito escolar, docentes e pesquisadores podem renovar as orientações e inovar no processo metodológico das escolhas dos materiais a serem trabalhados.

Biografia do Autor

Weslei Chaleghi de Melo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), Especialista em Educação Métodos e Técnicas de Ensino - com ênfase em Linguagens. (UTFPR). Gestão Escolar (FUTURA). Educação Especial e Inclusiva (São Luís), graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017); Letras - Português (UEL). Atualmente é Coordenador Pedagógico vinculado à Secretaria Municipal de educação de Prado Ferreira Lotado na Educação Infantil e professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Rômulo Dantas, UNIFIP - Centro Universitário de Patos

Graduando em Direito na UNIFIP (Universidades Integradas de Patos), com experiência em Introdução ao estudo do Direito e Socioantropologia. Atualmente desenvolve trabalhos técnicos na área de Linguagem e Direito, tendo integrado a Comissão Científica da coletânea EDUCAÇÃO E LINGUAGENS MÚLTIPLAS: da educação à era digital (Vol. 1 e 2), 2023. Possui formação complementar em História da Filosofia, Filosofia Antiga, Latim I e Psicologia Filosófica pela Faculdade Católica de Fortaleza. 

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Publicado
2023-08-23

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