O PAPEL DO LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO

UMA ANÁLISE DO DISCURSO EM UMA TIRINHA DE CHICO BENTO

  • Erisson Jordan Ferreira Fonseca UNEAL
  • Jaqueline Maria da Silva
  • Maria Margarete de Paiva UNEAL
Palavras-chave: Sala de aula; Ensino; Variação linguística; Quadrinhos.

Resumo

Este artigo busca analisar o papel fundamental do letramento na construção e desconstrução do indivíduo, levando em consideração a multiplicidade dos indivíduos na escola e na vida, bem como as diversas formas de viver, pensar, agir e ser. Além de ser uma habilidade individual, o letramento desempenha um papel social importante na atuação dos indivíduos em suas funções sociais. Com uma abordagem qualitativa baseada na análise do discurso, inspirado em Pêcheux, a metodologia utilizada consiste em uma revisão sistemática de ordem bibliográfica. Embasando-se teoricamente em autores como Street (2007), Kleiman (2007), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros, este trabalho apresenta uma análise de uma tirinha do personagem Chico Bento, com o intuito de contribuir para a reflexão sobre a importância da escrita e das práticas sociais letradas na formação dos indivíduos em um contexto em constante transformação. O artigo é dividido em três seções: a primeira apresenta os pressupostos teóricos, a segunda descreve a metodologia utilizada em detalhes, e a terceira seção apresenta uma análise de uma tirinha, com discussões baseadas no letramento. 

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. EDUCAÇÃO EM LÍNGUA MATERNA: A SOCIOLINGÜÍSTICA NA SALA DE AULA. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 (Col. Linguagem, nº. 4) ISBN: 85-88456-17-6.
BRASIL, Luciana Leão. MICHEL PÊCHEUX E A TEORIA DA ANÁLISE DE DISCURSO: DESDOBRAMENTOS IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DE UMA TIPOLOGIA DISCURSIVA. LING. EST. E PESQ., Catalão-GO, vol. 15, n. 1, p. 171-182 jan./jun. 2011
KLEIMAN, Angela B. LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
SANTOS, Sanadia G.; Reis, MIRILÉIA S.; AZEVEDO, Isabel C. M. PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROJETO BAÚ DE LEITURA. Itabaiana: Revista Fórum identidades, 2015,dez. vol. 19.
STREET, Brian. PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS SOBRE O LETRAMENTO. Revista de Filologia e linguística Portuguesa. 2007, jul. n.8, p. 465-488.
VIANNA, Carolina Assis Dias; SITO, Luanda; VALSECHI, Marília Curado; PEREIRA, Sílvia Letícia Matievicz. DO LETRAMENTO AOS LETRAMENTOS: DESAFIOS NA APROXIMAÇÃO ENTRE LETRAMENTO ACADÊMICO E LETRAMENTO DO PROFESSOR. Significados e ressignificações do letramento : desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita / Angela B. Kleiman, Juliana Alves Assis, (organizadoras). – Campinas, SP : Mercado de Letras, 2016.
Publicado
2023-09-05