DESENVOLVENDO A VISÃO CRÍTICA LEITORA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA LEITURA DE ROMANCES

  • Luana Mendes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Palavras-chave: visão crítica leitora, ensino médio, gênero romance.

Resumo

O gênero romance traz, em sua essência, a capacidade de ser trabalhado pedagogicamente pela sua característica de narrar episódios ficcionistas que retratam um determinado contexto histórico, o que possibilita uma leitura mais interessante e empolgante para o educando. Proporcionando, assim, melhorias no contexto educacional na área das habilidades psicomotoras, influenciando na capacidade de raciocínio, criando situações-problema que permitem ao educando fazer um paralelo entre o mundo ficcional e as experiências reais, possibilitando-lhe a análise de contextos vivenciados por ele e/ou por pessoas que lhe são próximas. Essa contextualização promove crescimento tanto para o aluno quanto para a prática pedagógica do professor que estará dinamizando a aula, interagindo com o conhecimento prévio, ou seja, o conhecimento vivenciado pelo educando. Diante disso, o presente trabalho apresenta a importância de se trabalhar com o gênero romance no ensino médio, para o desenvolvimento da visão crítica do educando. Foi realizada pesquisa bibliográfica com base nos estudiosos que se debruçaram sobre o tema proposto, e também pesquisa de campo-intervenção, tendo em vista que foram aplicados questionários para os docentes e discentes objetivando identificar as dificuldades e as possíveis melhorias na metodologia utilizada pelo docente. Abordou-se a prática de leitura de texto literário no ensino médio, a Estética da Recepção, a Teoria do Gênero Romance, análise dos questionários do professor e dos alunos no processo de desenvolvimento da visão crítica leitora através de romances e relato das ações metodológicas desenvolvidas na escola campo. Por tanto, o trabalho com literatura em sala de aula proporciona ao aluno mais oportunidade de estar em contato com o mundo da leitura, por isso é de fundamental importância que essa prática seja incorporada no cotidiano escolar visando ainda à contribuição desta para a escrita do aluno. Com isso, observa-se então que não basta ensinar a ler, mas é necessário criar o hábito da leitura para formar leitores críticos e autônomos capazes de desenvolver uma leitura crítica do mundo.

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. 2. Ed. São Paulo: Ed. UNESP/Hucitec, 1990.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa do Ensino Médio. Brasília: MEC.SEF, 1998.
BRANDÃO, Ana Carolina P. De onde vêm as respostas das crianças a perguntas de compreensão: o texto e os conhecimentos prévios do leitor. ANPED, 2005.
CHAVES, Flávio L. História e Literatura. 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1991.
DIONÍSIO, Ângela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados, 1982.
GERALDI, Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1998.
GIL NETO, Antonio. A produção de texto na escola. São Paulo: Loyola, 1992.
HEGEL. Estética. Lisboa: Guimarães Editores, 1993.
JAMES, Henry. O futuro do romance. In: A arte da ficção. Sel. e Apres. Antônio P. Graça. Trad. Daniel Piza. São Paulo: Imaginário, 1995. (O olhar Criador)
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. De Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Mercado Aberto, 2001.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 1999.
LEENHARDT, Jacques. Crítica de Arte e Cultura no Mundo Contemporâneo. In: MARTINS, Maria Helena (Org.). Rumos da Crítica. São Paulo: Editora Senac/São Paulo: Itaú Cultura, 2000.

LUKÁCS, G. Teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2000. (Coleção Espírito Crítico).
MACEDO, Joaquim Manuel de. A moreninha. 34 ed. São Paulo: Ática, 2001.
MALLARD, Suzana Duarte Santos. A mulher do século XXI. 2008. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4320&secao=387. Acesso em: 20 Abr. 2013.
MAFRA, Núbio Delanne Ferraz. “Literatura dentro, fora e à revelia da escola”. In: Leitura: teoria e prática. Campinas: ALB, 1999.
MANGUEL, Alberto. Uma história de leitura. São Paulo: Companhia das letras, 1997.
MOISÉS, Massaud. A criação literária. 17 ed. São Paulo: Cultrix, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Compreensão de textos: algumas reflexões. IN: DIONÍSIO, DIONÍSIO, Ângela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
MARIA, Luzia de. Leitura e colheita: livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.
MOTTA, S V. O engenho da narrativa e sua árvore genealógica. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão e escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo : Cortez, 2004.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Gêneros do Discurso e Gêneros Textuais: Questões Teóricas e Aplicadas. In: MEURER, J, L; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée; (orgs). Gêneros – Teorias, Métodos, Debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 186-207.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. Criticidade e leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
SOARES, M. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In:ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (Org.). Leitura: perspectivas disciplinares. São Paulo:
Ed.Ática, 2000. P. 18-29.
SPARKS, Nicholas. O Diário da Nossa Paixão. São Paulo: Editorial Presença, 2000.

ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores?; Coord. Benjamin Abdala Junior, Isabel Maria M. Alexandre. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2001.
Publicado
2023-01-15