A POESIA FEMININA NO AMAZONAS PELO VIÉS DA MODERNIDADE DE VIOLETA BRANCA

  • Milena Bruno Ferreira Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Palavras-chave: Literatura Amazonense, Modernidade, Autoria feminina

Resumo

Este artigo visa discutir a modernidade de Violeta Branca, considerada a precursora da produção poética feminina no Amazonas, através de seus versos tornou-se uma das maiores representantes da poesia local. A pesquisa terá caráter bibliográfico e os poemas foram interpretados através da sociologia da literatura e da crítica psicanalítica de acordo com as concepções de Tadié (1992). Neste estudo, partiremos dos conceitos de Compagnon (2012) sobre as funções e conceitos da literatura. Para o entendimento sobre a formação da literatura no Amazonas, buscaremos informações na obra de Márcio Souza (2010), que descreve a construção do artista amazonense e Regina Dalcastagnè (2012) sobre a literatura brasileira contemporânea. As obras Reencontro - poemas de ontem e de hoje (2012) e Ritmos de inquieta alegria (1998) de Violeta Branca formam o corpus de análise e interpretação. Estas obras contêm fortes traços de modernidade e um eu-lírico com anseio de liberdade. A autora contribuiu para a ampliação de publicações e reconhecimento de poetisas amazonenses.

Referências

ARANHA, Graça. Espírito moderno. São Paulo: Cia. Graphico - Editora Monteiro Lobato, 1925.


BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 432 p.


BRANCA, Violeta. Reencontro - poemas de ontem e de hoje. 2ª. edição. Manaus, AM: Academia Amazonense de Letras; Edições Governo do Estado do Amazonas – Secretaria de Estado da Cultura, 2012.


BRANCA. Ritmos de inquieta alegria. Organização e estudo crítico Tenório Telles. 2ª. edição, revista e aumentada. Manaus, AM: Editora Valer, 1998. 116 p.


BRAGA, Gernesino. Palavras no caminho do reencontro. Prefácio. In: Reencontro - poemas de ontem e de hoje. 2ª. edição. Manaus, AM: Academia Amazonense de Letras;
Edições Governo do Estado do Amazonas – Secretaria de Estado da Cultura, 2012.


CAMPOS, Luciane Maria Dantas de. Trabalho e emancipação: um olhar sobre as mulheres de Manaus (1890-1940). 2010. 206 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.


CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e História do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Contexto/Edusp, 1994.


CARPHENTIER, Max. No centenário de uma flor. Prefácio. In: Reencontro - poemas de ontem e de hoje. 2ª. edição. Manaus, AM: Academia Amazonense de Letras; Edições Governo do Estado do Amazonas – Secretaria de Estado da Cultura, 2012. 146 p.


COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2006.


CUNHA, Jolene da Silva Paula. A poesia no Amazonas - autoria feminina: Voz e silenciamento. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.


DALCASTAGNÈ, Regina. Um território contestado: literatura brasileira contemporânea e as novas vozes sociais. Iberic@l. Revue d’études ibériques et ibéro-américaines. Paris, n. 2, 2012. Disponível em: . Acesso em agosto de 2021


KRÜGER, Marcos Frederico. Apresentação: Violeta, ainda que tarde. In BRANCA, Violeta. Ritmos de Inquieta Alegria. Tenório Telles (Organização e estudo crítico). 2. ed. ver. e aum. Manaus: Valer, 1998. Série: Coleção Resgate, vol. 1. p. 9–11.


KRÜGER, Marcos Frederico. A sensibilidade dos punhais. Manaus: Editora Muiraquitã, 2011.


LOBO, Luiza. A dimensão histórica do feminismo atual. In: RAMALHO, C. (Org.). Literatura e feminismo: propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo,
1999.


MEDEIROS & ANDREATTA. A voz erótica feminina em "Ritmos de inquieta alegria", de Violeta Branca. Revista Jangada, nº 14, jul/dez, 2019.


MORAES, Péricles. Os intérpretes da Amazônia. Manaus: Editora Valer e Governo do Estado do Amazonas, 2011.


SALIBA, Elias Thomé. Cultura. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.


SOUZA, Márcio. A expressão amazonense – do colonialismo ao neocolonialismo. 3ª
ed. Manaus: Valer, 2010.


TADIÉ, Jean-Yves. A crítica literária no século XX. São Paulo: Bertrand Brasil, 1992.


TELLES, Tenório. Fortuna crítica: Tenório Telles. Mais que uma sensibilidade feminina. Disponível em: . Acesso em agosto de 2021.


TELLES, Tenório. Evocações líricas e transição modernista em Violeta Branca. In: BRANCA, Violeta: Ritmos de Inquieta Alegria. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2008.


TUFIC, Jorge (2013). Violeta Branca e sua época. Disponível em: . Acesso em agosto de 2021.
Publicado
2023-01-16