Literatura infantil, ludicidade e intermidialidade

uma análise da Estante Digital de “Leia para uma criança”

  • Priscila Aparecida Borges Ferreira UENP/UEL
Palavras-chave: Intermidialidade. Literatura Infantil. Experiência lúdica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o e-book “A flor que chegou primeiro”, da Estante Digital do projeto “Leia para uma criança.” A questão principal de investigação foi como a intermidialidade (CLÜVER, 2007) contribui para a ludicidade no processo de leitura, tendo em conta que o público-alvo do projeto (crianças de zero a seis anos) são nativos digitais, sendo a leitura mediada por imigrantes digitais (PRESNKY, 2001). Essa questão se justifica uma vez que as investigações acerca de literatura infantil são pautadas na leitura no ambiente escolar e aqui se propõe em um ambiente não escolar cujos mediadores não são professores. Para tanto, se analisou o e-book, seus recursos intermidiáticos e a live, em especial a leitura de Gaby Amarantos, cantora e compositora, do mesmo livro digital. Espera-se contribuir para um melhor entendimento das experiências literárias infantis e suas mediações.

Referências

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 3. ed. São Paulo, Duas Cidades, 1995.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós, v. 1, n. 2, p. 8-23, nov. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15413.

DE SOUZA, Joseilda Sampaio; BONILLA, Maria Helena Silveira. O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-25, 2020.

DOS SANTOS, Daniella Carvalho Pereira; JUNIOR, João Batista Bottentuit; FURTADO, Cássia Cordeiro. BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Teias, v. 18, n. 51, p. 261-275, 2017.

LEIA PARA UMA CRIANÇA. Disponível em: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/

LONGHI, Raquel R. Intermedia, ou para entender as poéticas digitais. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2002.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
Publicado
2023-01-16