DISCURSO NA VIDA, DISCURSO NA ARTE

NOTAS SOBRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO SOCIAL NO ÂMBITO ARTÍSTICO

Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Espaço artístico.

Resumo

Para a circunscrição desse trabalho, partirmos de uma discussão sustentada nos pressupostos da chamada Análise Dialógica do Discurso (ADD), em que alguns conceitos são esmiuçados neste espaço teórico e evidenciados no plano analítico. Nesse sentido, temos como recurso para o presente trabalho as noções de palavra, diversidade e inclusão social. Recorremos às contribuições de Bakhtin (2006 [1979]; 2010 [1930-34]), Medviédev (2016 [1928]) e Volóchinov (2017 [1929]), os quais subsidiam os fundamentos teóricos de nossa pesquisa. A abordagem dialógica tem explicitado uma multiplicidade de manifestações de linguagem, além de apontar caminhos para a diversidade e a inclusão por meio da arte, com incidências histórico-ideológicas e posicionamentos políticos. É Nessa arena tensa de discussões que se coloca nosso objetivo, o qual consiste em discutir sobre a diversidade e a inclusão social no espaço artístico. No que diz respeito aos fenômenos artísticos, tornam-se imprescindíveis, pois possuem caráter integrador entre as diferentes perspectivas sociais.

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Weslei Chaleghi de Melo, Coautor, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Letras: Estudos Literários (UEL), Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), Especialista em Educação Métodos e Técnicas de Ensino - com ênfase em Linguagens. (UTFPR).

Davi Milan, Coautor, Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.

rofessor da educação básica da rede pública municipal, Especialista em Educação ESAP(2011), graduado em Pedagogia ANHANGUERA (2012) e Letras FAP (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento

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Publicado
2023-01-16

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