DOS TRAÇOS ROMÂNTICOS À VISÃO DA FAVELA

O DESLIZAR DAS IMAGENS E DOS PROCESSOS DE ESCRITA EM QUARTO DE DESPEJO

  • Gabriel Henrique Camilo Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira; narrativa contemporânea; autobiografia.

Resumo

O objetivo geral desse artigo é o estudo dos saberes na obra de Carolina Maria de Jesus e as articulações com os traços românticos e seu espaço de vivência presente na narrativa. Assim como surgem, nessa investigação, os aspectos da organização autobiográfica na narrativa da escritora, a análise se volta às imagens e metáforas recorrentes nas obras. A perspectiva teórica contempla os seguintes recortes: animalidade (SENS, 2019), monstruosidade (NAZARIO, 2003), metáfora (MENDES, 2010), autobiografia (ALBERTI, 1991), repetição (RIBEIRO, 2017). Como corpus da pesquisa tem-se o romance de estreia, de 1960, Quarto de Despejo (2014). Os temas políticos abordados, o lugar do discurso na margem, o desvio de uma escrita das gramáticas normativas, entre outros, foram lidos de forma distinta aos espaços ocupados pelas obras canônicas. Em suma, evidencia-se o caráter transgressor, contribuindo e destacando o impacto social. Os textos da autora constituem um (novo) cânone, diversidade e escrita.

 

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Publicado
2023-01-16