Incorporação do Ensino à Tecnologia Digital:

Como os Jogos Eletrônicos podem Auxiliar no Aprendizado da Gramática

  • Ana Cassol Dos Santos UNIPAMPA
Palavras-chave: Jogos eletrônicos., Ensino, Gramática

Resumo

Sabe-se que a educação tradicional se tornou obsoleta em função das tecnologias digitais e, atualmente, autores como Tuan (2010) e Yolageldili (2011) buscam compreender como os jogos eletrônicos podem influenciar o aprendizado da gramática por parte do aluno. Assim, o presente artigo visa contribuir para esse tema, de maneira que possui o objetivo geral de analisar o aprendizado da gramática através do universo dos jogos eletrônicos e, para alcançar este objetivo, os estudos ramificam-se em objetivos específicos, os quais se caracterizam por (1) Analisar as bases teóricas acerca dos games que podem ser incorporados pelas atividades educacionais; (2) Compreender os motivos que desencadeiam o interesse dos alunos pelo aprendizado quando este é adquirido através de jogos; (3) Explicar como a escolha dos jogos eletrônicos pode auxiliar no ensino dos conteúdos. Ao final, inicia-se uma análise dos resultados obtidos através de um questionário. Dessa forma, posteriormente à leitura dos dados, o presente artigo não apenas confirma as teorias, hipóteses e estudos encontrados na bibliografia utilizada, mas também confirma que a assimilação da gramática da língua portuguesa ocorre de forma tranquila e natural quando esta é adquirida através dos jogos eletrônicos em função do interesse do aluno no aprendizado de conteúdos através do contexto apresentado pelos jogos eletrônicos.

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Publicado
2023-01-16