ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS EM FOTOGRAFIA 3X4 DE BELCHIOR
Resumo
Este trabalho tem por objetivo a análise das práticas discursivas que se fazem presentes na canção “Fotografia 3x4”, de 1976 do cantor e compositor cearense Antônio Carlos Belchior, relacionando o discurso da composição do cantor com as práticas sociais e históricas na época da produção, e também identificar referências a outros discursos A investigação foi embasada no fazer científico das premissas da Análise do Discurso de linha francesa, em Pêcheux (1975), e a partir do recorte teórico-metodológico do método arqueológico de Foucault (2008). O resultado aponta que a apreciação da canção entra em um universo poético com ferramentas metodológicas que ajudam a compreender a importância da mensagem que é reproduzida na música, apresentando uma teia de ligação existente na letra da canção, na vida do autor, no contexto histórico de produção e nos discursos referenciados. Essa relação significativa só foi possível através dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, fato que autoriza investigações que contemplem estudos mais aprofundados entre discurso e canção.
Referências
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Discografia
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