ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO, PENSAMENTO E RACIOCÍNIO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR.

Palavras-chave: Educação Estatística. Competências Estatísticas. Educação Estatística Crítica.

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de atividade para estimular o desenvolvimento das competências: letramento, pensamento e raciocínio estatístico a partir da compreensão da leitura e análise de gráficos para alunos do Ensino Superior de uma Faculdade no Município de Cornélio Procópio - PR. As atividades foram abordadas na perspectiva da Educação Estatística Crítica e realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual alunos foram incentivados a analisar e interpretar os dados de forma crítica tanto durante o encontro síncrono como nas atividades assíncrona. Os professores-pesquisadores elaboraram uma atividade contextualizada utilizando o tema Inflação, um assunto recorrente na sociedade, que foi utilizado como recurso didático para trabalhar a leitura e análise de gráficos seguindo os pressupostos teóricos da Educação Estatística Crítica. A análise dos dados coletados no AVA foi realizada qualitativamente, a partir da interpretação dos registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento das atividades disponibilizadas no ambiente virtual.  Grande parte dos alunos não perceberam os erros constantes, o que demonstra um nível básico do Letramento Estatístico. Os resultados favoreceram de forma parcial o desenvolvimento das capacidades de letramento, pensamento e raciocínio, e exercitam habilidades de interpretação e representação dos dados, mas apesar das competências serem adquiridas, é necessário estimular o seu desenvolvimento. Em função da Pandemia do COVID 19, e o encontro ter sido online teve dificuldade com relação ao debate, diálogo e discussão do tema com os alunos, como prevê a Educação Estatística Crítica.

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Publicado
2024-08-12