Educação linguística orientada pela Olimpíada de Língua Portuguesa

análise das crônicas do Caderno do Docente “A ocasião faz o escritor”

Palavras-chave: Olimpíada de Língua Portuguesa, Educação linguística, Crônica

Resumo

São viáveis, na educação linguística contemporânea, as possibilidades de orientar o trabalho docente de ensino de língua portuguesa na Educação Básica pela Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) e, mais pontualmente, pelo programa Escrevendo o Futuro. Nesse viés, é realizada a presente pesquisa, cujo objetivo geral é analisar o Caderno do Docente “A ocasião faz o escritor” (2021) no que diz respeito: (1) à composição, (2) às perspectivas teóricas subjacentes a ele, (3) às temáticas das crônicas. A análise, de abordagem qualitativa, conta com o suporte teórico de trabalhos recentes na seara da Linguística Textual e dos estudos de gêneros e de Sequências Didáticas (SDs). São mobilizados como arcabouço teórico, portanto, estudos prévios de Marcuschi (2002; 2008), Dolz e Schneuwly (2004), Bender e Laurito (1993), Luna (2020), entre outros. Conclui-se que o Caderno “A ocasião faz o escritor” é um recurso potente para orientar a educação linguística por parte de professores e alunos, sendo uma ferramenta facilitadora no ensino e na aprendizagem de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Marcélia Nicácio da Silva, Universidade Federal de Roraima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL/UFRR). Graduada em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Roraima (2002), especialização em Pedagogia Escolar: supervisão, orientação e administração pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX (2003). Professora da Secretaria Estadual de Educação de Roraima (SEED). Atuou como gerente e assessora educacional no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR/SEED), preceptora do Programa Residência Pedagógica de Letras da UFRR. Participa do grupo de pesquisa Português como Língua Adicional em Roraima (PLARR, UERR/CNPQ). Realiza pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada, gêneros textuais, aprendizagem e ensino de língua portuguesa, letramentos e formação docente.

Alan Ricardo Costa, UNISC

Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do prof. Vilson J. Leffa, também com bolsa CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar).

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Publicado
2024-08-09