Educação linguística orientada pela Olimpíada de Língua Portuguesa
análise das crônicas do Caderno do Docente “A ocasião faz o escritor”
Resumo
São viáveis, na educação linguística contemporânea, as possibilidades de orientar o trabalho docente de ensino de língua portuguesa na Educação Básica pela Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) e, mais pontualmente, pelo programa Escrevendo o Futuro. Nesse viés, é realizada a presente pesquisa, cujo objetivo geral é analisar o Caderno do Docente “A ocasião faz o escritor” (2021) no que diz respeito: (1) à composição, (2) às perspectivas teóricas subjacentes a ele, (3) às temáticas das crônicas. A análise, de abordagem qualitativa, conta com o suporte teórico de trabalhos recentes na seara da Linguística Textual e dos estudos de gêneros e de Sequências Didáticas (SDs). São mobilizados como arcabouço teórico, portanto, estudos prévios de Marcuschi (2002; 2008), Dolz e Schneuwly (2004), Bender e Laurito (1993), Luna (2020), entre outros. Conclui-se que o Caderno “A ocasião faz o escritor” é um recurso potente para orientar a educação linguística por parte de professores e alunos, sendo uma ferramenta facilitadora no ensino e na aprendizagem de língua portuguesa.
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