TESSITURA DO DISCURSO EM “CAPITÃES DA AREIA”

UMA ANÁLISE À LUZ DA AD DE FOUCAULT.

Palavras-chave: Capitães de Areia, Análise do Discurso, Regionalismo, Literatura.

Resumo

Este estudo analisa a obra literária "Capitães da Areia", de Jorge Amado, sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) de Michel Foucault, explorando a relação entre o texto, a linguagem, o contexto e o poder. O objetivo é desvendar como os elementos linguísticos e discursivos contribuem para a construção do significado do texto literário, contextualizando-os dentro do período histórico e social do Brasil na década de 1930. Os referenciais teóricos utilizados incluem as obras de Michel Foucault (1986, 2000), Amado (2009), Bosi (1994), e Koch e Elias (2006). A metodologia empregada consiste na aplicação dos conceitos da Análise do Discurso de Foucault para a interpretação da linguagem e dos discursos presentes na obra de Amado. A riqueza do regionalismo presente na obra "Capitães da Areia", de Jorge Amado, não apenas enriquece a narrativa, mas também proporciona uma imersão autêntica na cultura baiana, refletindo a diversidade sociocultural da região e contribui para uma análise mais profunda das relações entre poder, discurso e sociedade. Os destinos diversos dos personagens na obra, representativos de escolhas individuais em meio às adversidades, evidenciam as pressões sociais, políticas e econômicas que os cercam, revelando as diferentes possibilidades de resistência e busca por autonomia. Esses desfechos, analisados à luz da AD de Foucault, demonstram como os significados propostos por Jorge Amado estão intrinsecamente ligados ao contexto social e histórico da narrativa.

 

Biografia do Autor

Elane Costa Freitas Costa Freitas, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal Rural da Amazônia, com a defesa da Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso intitulada "CAPITÃES DA AREIA" DE JORGE AMADO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MARGINALIZAÇÃO, REGIONALISMO E SUPERAÇÃO". Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atualmente, trabalha como professora na Rede Municipal de Ensino na área de Língua Portuguesa. Colabora como voluntária no Projeto de Extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia "Semeando Textos", coordenado pela professora Dra. Liliane Afonso de Oliveira.

Wanúbya do Nascimento Moraes Campelo Moreira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Adjunta na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Doutora em Literatura (2020). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal do Pará - UFPA (2009-2011) como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Possui especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de Minas Gerais (2008-2010) e é Especialista em Língua Brasileira de Sinais na Educação Inclusiva - FIBRA (2012-2014). É graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2009). Possui também graduação em Letras - Língua Inglesa (UNICESUMAR) (2019-2021). É autora do livro "Amor na obra Tutaméia (1967) de Guimarães Rosa." - Editora CRV. Coordena o Projeto Entre Letras na UFRA. Tem experiência nas áreas de Letras, Libras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura, com ênfase em literatura brasileira, literatura visual, literatura em português e inglês, e Guimarães Rosa.

Thaís Fernandes de Amorim, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Estudos Literários. Mestre em Comunicação, Cultura e Linguagem. Especialista em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Literatura Infantojuvenil um corpus linguístico literário- UFRA. Líder do Grupo de Pesquisa Literalisando – CNPq/UFRA."

Referências

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Publicado
2024-08-09