CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS:
EXPERIÊNCIAS COM O CORTIÇO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Investigando o papel da literatura na educação, especialmente no contexto das escolas brasileiras, este estudo aborda a importância de promover leitores críticos e competentes diante dos desafios contemporâneos. Apesar do valor inerente da literatura na promoção do desenvolvimento socioemocional, conscientização cultural e pensamento crítico, a integração da literatura nos currículos educacionais permanece inconsistente e muitas vezes superficial. Focando no caso do sistema escolar SESI-SP, esta pesquisa visa preencher a lacuna entre compreensão teórica e implementação prática, explorando o impacto do engajamento literário significativo, exemplificado pelo estudo de O Cortiço (1890) de Aluísio Azevedo (1857-1913) entre estudantes do segundo ano do ensino médio. Utilizando métodos qualitativos, incluindo observação e análise de atividades em sala de aula, o estudo destaca o papel crucial dos educadores como mediadores na facilitação da jornada dos alunos em direção à leitura crítica. As principais descobertas destacam o potencial transformador da literatura na formação de leitores autônomos capazes de navegar pelas complexidades da sociedade contemporânea com discernimento e reflexividade. Essas descobertas contribuem para o debate em andamento dentro da pesquisa educacional ao advogar pela integração da literatura como uma ferramenta transformadora na promoção da cidadania engajada e consciência crítica entre os alunos, abordando assim a urgente necessidade de uma educação literária significativa no cenário educacional moderno.
Referências
AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
ANTUNES, B. O ensino da literatura hoje. Fronteiraz (São Paulo), v. 14, p. 3-17, 2015.
AZEVEDO, A. O Cortiço. São Paulo: SESI-SP, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. 2. versão rev. Brasília: Centro Gráfico, abr. 2016.
CURRÍCULO do SESI-SP. Linguagens. Ensino Fundamental e Médio. São Paulo: Sesi, 2024.
FERREIRA, E. A. G. R. A Leitura dialógica e a formação do leitor. 2003. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis.
FERREIRA, E. A. G. R.; STRINGUETTI, L. M. V. G.; LONGO, R. M. O discurso feminino na biblioteca escolar: análise da obra No lugar do coração, de Sonia Junqueira In: Debus, Eliane; Bazzo, Jilvania Lima dos Santos; Bortolotto, Nelita (orgs.). Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande: EDUFCG, 2018, p. 67-92.
FERREIRA, E. A. G. R.; VALENTE, T. A. A literatura no contexto de mercado: aspectos norteadores da produção juvenil. In: FERREIRA, E. A. G. R. F. et. al. (Orgs.). Formação de Mediadores de Leitura: módulos 1 e 2. Assis: ANEP – Associação Núcleo Editorial Proleitura, 2015.
FERREIRA, E. A. G. R.; ZANCHETTA Jr., J. O trabalho com a literatura infantil em âmbito escolar. In: FERREIRA, E. A. G. R. F. et. al. (Orgs.). Formação de Mediadores de Leitura: módulos 1 e 2. Assis: ANEP – Associação Núcleo Editorial Proleitura, 2015.
LAGE, M. M.; SANTOS, F. N. A Literatura na BNCC na Etapa do Ensino Médio: Avanços e Retrocessos. e-Curriculum, São Paulo, v. 20 , n. 4, out./dez 2022.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2008.
PORTOLOMEOS, A.; NEPOMUCENO, S. V. R. O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC. Linha D’Água: São Paulo, v.35, n.01, p.4-20, jan. -abr. 2022.
ZANCHETTA Jr., J. Uma situação de leitura de narrativa por imagens em sala de aula. In: FARIA, M. A. Como Usar a Literatura Infantil na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2004.
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.