INCITAÇÕES PERENES DE DRUMMOND NAS MANIFESTAÇÕES DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS NO BRASIL
Resumo
Este ensaio propõe uma análise crítica do poema "Lição de Poupança", de Carlos Drummond de Andrade, com o objetivo de refletir sobre como as questões de desigualdade social, convenções e expectativas sociais, consumismo e estruturas de poder abordadas nele se refletem na sociedade contemporânea, com foco nas reverberações na educação. A partir da análise do poema, foram contemplados fenômenos relacionados aos discursos sociais replicados na lógica econômica capitalista atual, os quais afetam os espaços ocupados por crianças e adolescentes. Foi possível criticar paradigmas ligados à desigualdade e ao consumismo, identificando pressões significativas na perpetuação de mecanismos sociais, discursos e condições socioeconômicas. Além disso, a partir das reflexões desenvolvidas, expôs-se a intersecção de direitos, como o da educação, e suas implicações decorrentes da desigualdade social. Conclui-se que a literatura, de maneira substancial, revela questões complexas que merecem ser refletidas com maior atenção, ressaltando sua importância na análise e resolução de desafios contemporâneos, incluindo aqueles de ordem social, como os mencionados anteriormente.
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