INCITAÇÕES PERENES DE DRUMMOND NAS MANIFESTAÇÕES DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS NO BRASIL

Palavras-chave: Desigualdades Socioeducacionais, Alienação no Consumo, Análise Crítica

Resumo

Este ensaio propõe uma análise crítica do poema "Lição de Poupança", de Carlos Drummond de Andrade, com o objetivo de refletir sobre como as questões de desigualdade social, convenções e expectativas sociais, consumismo e estruturas de poder abordadas nele se refletem na sociedade contemporânea, com foco nas reverberações na educação. A partir da análise do poema, foram contemplados fenômenos relacionados aos discursos sociais replicados na lógica econômica capitalista atual, os quais afetam os espaços ocupados por crianças e adolescentes. Foi possível criticar paradigmas ligados à desigualdade e ao consumismo, identificando pressões significativas na perpetuação de mecanismos sociais, discursos e condições socioeconômicas. Além disso, a partir das reflexões desenvolvidas, expôs-se a intersecção de direitos, como o da educação, e suas implicações decorrentes da desigualdade social. Conclui-se que a literatura, de maneira substancial, revela questões complexas que merecem ser refletidas com maior atenção, ressaltando sua importância na análise e resolução de desafios contemporâneos, incluindo aqueles de ordem social, como os mencionados anteriormente.

Biografia do Autor

Thais da Silva Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Larissa Fernandes Camargo, Universidade Cruzeiro do Sul

Economista. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado
2024-08-08