CURADORIA DIGITAL DE VÍDEOS DE CURSO DE CURTA DURAÇÃO DE UM EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD

  • Márcia Ines Schabarum Mikuska UFPR
  • Pascoaline de Melo Moterle Picoli UNOPAR
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado
  • Fatima Aparecida da Silva Dias UNOPAR
Palavras-chave: Acessibilidade. Material Audiovisual. Agregação. Futuros Pesquisadores.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de curadoria digital, realizado nos materiais dispostos nos anais do III Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica EAD - SIMPICT-EAD, especificamente nos cursos de curta duração (material assíncrono e audiovisual). Primeiramente apresentamos de forma breve algumas ideias relacionadas ao processo de curadoria, seguido de análise deste material digital, com relação às categorias: a) adequação à acessibilidade (como legendas, descrição para deficiência visual e LIBRAS); b) a curadoria como forma de Agregação, proposta por Dale (2004). Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória.  Como resultados, além da divulgação da curadoria, identificamos o zelo dos futuros pesquisadores (FP) com a acessibilidade, dispondo de legendas e outras combinações como LIBRAS, capítulos e momentos importantes. Além disso, acreditamos que a elaboração destes materiais, se caracteriza por um processo formativo, que agregam conhecimento, revelam o potencial ativo e criativo do estudante. Trata-se de uma experiencia diferente para o FP, pois além do aprendizado também compartilha o seu conhecimento com seus pares e a comunidade.

 

Palavras-chave: Acessibilidade. Material Audiovisual. Agregação. Futuros Pesquisadores. 

 

Biografia do Autor

Pascoaline de Melo Moterle Picoli, UNOPAR

Licenciatura em Pedagogia- UNOPAR

Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Professora Orientadora

Fatima Aparecida da Silva Dias, UNOPAR

Professora Orientadora do PICT-EAD

Referências

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Publicado
2024-08-09