CURADORIA DIGITAL DE VÍDEOS DE CURSO DE CURTA DURAÇÃO DE UM EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD
Resumo
Este artigo apresenta o processo de curadoria digital, realizado nos materiais dispostos nos anais do III Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica EAD - SIMPICT-EAD, especificamente nos cursos de curta duração (material assíncrono e audiovisual). Primeiramente apresentamos de forma breve algumas ideias relacionadas ao processo de curadoria, seguido de análise deste material digital, com relação às categorias: a) adequação à acessibilidade (como legendas, descrição para deficiência visual e LIBRAS); b) a curadoria como forma de Agregação, proposta por Dale (2004). Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Como resultados, além da divulgação da curadoria, identificamos o zelo dos futuros pesquisadores (FP) com a acessibilidade, dispondo de legendas e outras combinações como LIBRAS, capítulos e momentos importantes. Além disso, acreditamos que a elaboração destes materiais, se caracteriza por um processo formativo, que agregam conhecimento, revelam o potencial ativo e criativo do estudante. Trata-se de uma experiencia diferente para o FP, pois além do aprendizado também compartilha o seu conhecimento com seus pares e a comunidade.
Palavras-chave: Acessibilidade. Material Audiovisual. Agregação. Futuros Pesquisadores.
Referências
ARTCULT, site. Você sabe o que é curadoria nas artes e na cultura?, 15/04/2021. Disponível em:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15290: Acessibilidade em comunicação na televisão. Rio de Janeiro, p. 5-9. 2005.
BAUMAN, Z.. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BESSA, D. V. B. PICT-EAD: Um Programa de Formação Acadêmico-Científica para o Aluno Do Sistema de Ensino Superior à Distância. 2023. 146p. Tese (Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) – Universidade Pitágoras Unopar, Londrina, 2023.
DALE, S. Content curation: The future of relevance. Business Information Review, v. 31, 2014. Disponível em:
DESCHAINE, M., SHARMA, S. A. The Five Cs of Digital Curation: Supporting Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10, p. 19-24, 2015. Disponível em:
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas de gênero. Disponível em:
KAÍZA, J. Curadoria de conteúdo: o que é, como fazer e quais são os tipos? Voitto, 02/05/2022. Disponível em:
OVADIA, S. Digital content curation and why it matters to librarians. Behavioral & Social Sciences Librarian, v. 32, n.1, p. 58, 2013. Disponível em:
PALETTA, F. C., GARCIA, R. M. Curadoria digital e políticas de digitalização. III Simpósio Curadoria digital. TOI - VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação. Librabry and information science conference. São Paulo, 1ª edição, p. 11, 2020. Disponível em:
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.
REGULAMENTO III SIMPICT - EAD. Disponível em:
UNGERER, L. M. Digital Curation as a Core Competency in Current Learning and Literacy: A Higher Education Perspective. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n.5, p. 24, 2016. Disponível em:
VALENTE, J. A. (2022). Curadoria e bricolagem: competências do letramento digital. Revista Conhecimento Online, 2, 196–219. Disponível em: < https://doi.org/10.25112/rco.v2.2978 >. Acesso em 17/10/2023.
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.