ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2014 - 2023

  • Leila Katia de Sousa Farias Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia
  • Frederico da Silva Bicalho
Palavras-chave: Educação. Ensino de ciências. Anos Iniciais.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar o que as pesquisas vêm apontando sobre alfabetização científica no ensino de ciências nos Anos Iniciais. Nesta etapa de ensino, as propostas pedagógicas devem garantir a alfabetização científica dos estudantes, para que estes compreendam os conteúdos científicos e apliquem ao seu contexto social com vistas à mudança. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa mista e bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Como resultados, nos últimos dez anos foram publicados 14 artigos na base de dados da Scielo sobre alfabetização  científica no contexto da educação básica, ligados ao ensino de ciências, embora apenas 03 estão voltados para os Anos Iniciais. Destarte, ressalta-se o quanto este assunto precisa ser desenvolvido nesta etapa de ensino, tendo em vista à alfabetização científica dos alunos desde os Anos Iniciais.

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Publicado
2024-08-08