ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2014 - 2023
Resumo
O presente estudo objetiva analisar o que as pesquisas vêm apontando sobre alfabetização científica no ensino de ciências nos Anos Iniciais. Nesta etapa de ensino, as propostas pedagógicas devem garantir a alfabetização científica dos estudantes, para que estes compreendam os conteúdos científicos e apliquem ao seu contexto social com vistas à mudança. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa mista e bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Como resultados, nos últimos dez anos foram publicados 14 artigos na base de dados da Scielo sobre alfabetização científica no contexto da educação básica, ligados ao ensino de ciências, embora apenas 03 estão voltados para os Anos Iniciais. Destarte, ressalta-se o quanto este assunto precisa ser desenvolvido nesta etapa de ensino, tendo em vista à alfabetização científica dos alunos desde os Anos Iniciais.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018.
BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: Uma estratégia pedagógica para a promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 123-146, jan-abr, 2016.
CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciência. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 27-41. 2018.
FERREIRA, Eduardo Carvalho; MORAES, Jerusa Vilhena de. Alfabetização científica nas ciências humanas: o início de um diálogo. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 52, 2022.
PATRIARCHA-GRACIOLLI, Suelen Regina; RECENA, Maria Celina Piazza; ALMEIDA, Ordália Alves de; ZANON, Angela Maria. Construção de uma matriz para análise de literatura infantil com propósito na educação científica e educação ambiental. Ciência & Educação, Bauru, v. 29, e23055, 2023.
JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; BATISTA, Michel Corci. Metodologia em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2023.
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes; MARANDINO, Martha. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes; MARANDINO, Martha. Alfabetização científica e criança: análise de potencialidades de uma brinquedoteca. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 21. 2019.
MORAES, Tatiana Schneider Vieira de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Investigação científica para o 1º Ano do Ensino Fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos. Ciência & Educação: Bauru, v. 23, n. 4, p. 941 - 961, 2017.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49 – 67, novembro. 2015.
SILVA, Virginia Roters da; LORENZETTI, Leonir. A alfabetização científica nos Anos Iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020.
SILVA, Anne Patricia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.-dez. 2020.
SILVA, Maíra Batistoni e; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 23. 2021.
SUISSO, Carolina; GALIETA, Tatiana. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciência & Educação: Bauru, v. 21, n. 4, p. 991 - 1009, 2015.
VITOR, Fernanda Cavalcanti; SILVA, Ana Paula Bispo da. Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 410 – 427, maio/ago. 2017.
VIZZOTTO, Patrick Alves; PINO, José Cláudio Del. O uso do teste de alfabetização científica básica no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 22. 2020.
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.