DESIGN THINKING APLICADO AO ENSINO BÁSICO E JURÍDICO
UMA REVISÃO SOBRE A ABORDAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Resumo
o presente artigo científico buscou, inicialmente, mapear o uso do design thinking na educação jurídica, mas devido à falta de trabalhos nessa área ampliou seu escopo para identificar onde essa metodologia está sendo aplicada. Por meio de uma revisão sistemática de literatura, através de uma abordagem qualitativa, os resultados revelaram a presença do design thinking em algumas áreas de ensino. Todavia, a carência de estudos relacionados ao DT evidencia a necessidade de investigar como essa abordagem está sendo empregada em cada instituição. É fundamental a análise das demandas e perspectivas futuras da referida metodologia no contexto educacional, objetivando o desenvolvimento de métodos educativos inovadores que estimulem a criatividade, a solução de problemas e o desenvolvimento de habilidades desde cedo. O design thinking desempenha um papel fundamental na promoção da inovação em várias esferas da vida. No entanto, sua implementação no contexto educacional exige especial cuidado, considerando o impacto significativo dos professores na formação de profissionais e na preparação para os desafios futuros.
Referências
BRUSCHI, Giovana Fernanda Justino; MENIN, Izabel Cristina Durli; PEREIRA, Marcos Villela; CUTY, Jerusa Alves. O uso do design thinking na educação: retratos da aplicação para professores do ensino básico no estado do Rio Grande do Sul. Belo Horizonte: Revista Formação@Docente, 2020. ISSN 2237-0587. Vol. 12, nº 1, p. 156-169. Disponível em:
COSTA, Luciano Andreatta Carvalho da; BARRETO, Rodrigo Moreira. Construindo pontes entre o Design Thinking e a aprendizagem criativa: possibilidades para o ensino tecnológico. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232424, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2324. Disponível em:
FARIA, Marlene; NOVO, Carolina; LOPES, Ana; MOURA, Adelina; TSALAPATAS, Hariklia; HEIDMANN, Olivier; CARVALHO, Carlos Vaz de. A utilização de Design Thinking para promover a adoção de práticas sustentáveis no Ensino Básico e Secundário. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2023-04 (E57), p.217-230. Disponível em:
FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras de; MENDONÇA, Andréa Pereira. Design Thinking como percurso metodológico para construção de produto educacional: uma experiência no mestrado profissional na área de ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e103621, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1036. Disponível em:
FILATRO, Andrea C.; CAVALCANTI, Carolina C. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa, 1ª edição. [S.l.]: Editora Saraiva, 2017. E-book. ISBN 9788547215804. Disponível em:
ILDEBRAND, Isaias dos Santos; FRONZA, Cátia de Azevedo; LUIZ, Simone Weide. Quando a língua portuguesa visita a libras: Explorando o design thinking e o contrato entre línguas no ensino médio. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 4, p. 1162-1178, 6 nov. 2020. Disponível em:
JORGE, Milena Mendes; SANTOS, Paulo Henrique Fernandes dos; CAUDURO, Fernanda Leticia Frates. Design thinking como estratégia para fomento à educação interprofissional em saúde em Instituição de ensino superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220598, 2023. Disponível em:
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Australia: Keele University Technical Report TR/SE-0401, 2004. Disponível em:
LINDBERG, Tilmann; KRÖPER, Madeleine; FAY, Doris; MEINEL, Christoph. (2010). Interrelations between Motivation, Creativity and Emotions in Design Thinking Processes – An Empirical Study Based on Regulatory Focus Theory. In Proceedings of the 1st International Conference on Design Creativity ICDC 2010, Kobe, Japan, November 2010. Disponível em:
MACHADO, Andréia de Bem; GUERDT, Elma Mendes; FIALHO, Francisco Antônio. Revisão sistemática: intersecções entre design thinking e equipe multidisciplinar no processo ensino-aprendizagem. Projetica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 95–104, 2019. DOI: 10.5433/2236-2207.2019v10n1p95. Disponível em:
MAGRO JÚNIOR, José Carlos; SILVA, João Carlos Riccó Plácido da. Design thinking em processos de ensino contemporâneos. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes, 2020. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-5. Disponível em:
MARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros; SIGNORI, Gláuber Guilherme; CAPELLARI, Márcia Rodrigues dos Santos; SOTILLE, Suellen Spinello; KALIL, Fahad. Use of Design Thinking as Ideas Prototyping Experience in Higher Education. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 208–224, 2016. DOI: 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i1.227. Disponível em:
MATTAR, João; RAMOS, Daniela K. Metodologia da pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. [S.l.]: Grupo Almedina (Portugal), 2021. E-book. ISBN 9786586618518. Disponível em:
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A.(Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas: Papirus,2000.
PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica [e-book]. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM. Disponível em:
PEREIRA, Marcus Vinicius Mayer; TRAVERSINI, Clarice Salete; MELLO, Darlize Teixeira de. “O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking” – uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Canoas: Textura, 2020-03, vol. 22. Disponível em:
ROCHA, Liana Borges de Resende; GARCIA, Ana Letícia Souza. STEAM e design thinking: ferramentas transdisciplinares no ensino de inglês. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 137–148, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67100. Disponível em:
SILVA, Marcelo Meireles; PAXIÚBA, Carla Marina Costa. Contribuições da abordagem de inovação design thinking e do direito autoral para a criação de cursos de educação profissional e tecnológica. Revista Foco, [S. l.], v. 16, n. 9, p. e2916, 2023. DOI: 10.54751/revistafoco.v16n9-131. Disponível em:
SILVA-NETO, Sebastião Luiz da; LEITE, Bruno Silva. Design Thinking aplicado como metodologia para a solução de problemas no ensino de Química: um estudo de caso a partir de uma problemática ambiental. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23043, 2023. Disponível em:
TABAK, Tatiana. Diálogos possíveis entre Design e Educação: contribuições para a formação de professores reflexivos. Rio de Janeiro: Maxwell, PUC-Rio, 2010. Disponível em:
VIANNA, Maurício; et al. Design Thinking: Inovação em Negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. Disponível em:
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.