DESIGN THINKING APLICADO AO ENSINO BÁSICO E JURÍDICO

UMA REVISÃO SOBRE A ABORDAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

  • Claudia Helena do Vale Pascoal Rodrigues Faculdade Cristo Rei FACCREI
  • Alessandra Cristina Furlan Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0002-4533-3103
  • Joao Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0002-6154-3266
Palavras-chave: Design Thinking, Educação, Ensino, Educação jurídica, Direito

Resumo

o presente artigo científico buscou, inicialmente, mapear o uso do design thinking na educação jurídica, mas devido à falta de trabalhos nessa área ampliou seu escopo para identificar onde essa metodologia está sendo aplicada. Por meio de uma revisão sistemática de literatura, através de uma abordagem qualitativa, os resultados revelaram a presença do design thinking em algumas áreas de ensino. Todavia, a carência de estudos relacionados ao DT evidencia a necessidade de investigar como essa abordagem está sendo empregada em cada instituição. É fundamental a análise das demandas e perspectivas futuras da referida metodologia no contexto educacional, objetivando o desenvolvimento de métodos educativos inovadores que estimulem a criatividade, a solução de problemas e o desenvolvimento de habilidades desde cedo. O design thinking desempenha um papel fundamental na promoção da inovação em várias esferas da vida. No entanto, sua implementação no contexto educacional exige especial cuidado, considerando o impacto significativo dos professores na formação de profissionais e na preparação para os desafios futuros.

Biografia do Autor

Claudia Helena do Vale Pascoal Rodrigues, Faculdade Cristo Rei FACCREI

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2011); Especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina (2013); mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. 

Alessandra Cristina Furlan, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito de São Paulo (USP); Professora da Universidade Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, PR.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Pós-Doutor em Educação; Doutor em Informática pela PUCPR; Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, PR.

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Publicado
2024-08-07